Prefeitura de Primavera do Leste inicia coleta de materiais recicláveis nos bairros

Previsão é de que sejam recolhidas 2 toneladas por dia de recicláveis

06/05/2024

A Prefeitura de Primavera do Leste começa a realizar a coleta de materiais recicláveis nos bairros essa semana. A ação integra o programa “Primavera mais limpa”. Cada bairro receberá a coleta uma vez por semana e os coletores usarão uniforme verde. Além disso, o caminhão passará nas ruas tocando uma música específica. Serão dois caminhões que vão coletar os resíduos em toda a cidade, a partir das sete da manhã.

A Secretaria de Meio Ambiente (SAMA) recomenda que a população deixe os recicláveis em sacos de lixo azul ou caixas de papelão para facilitar a identificação e ainda que separe os materiais em duas categorias: Lixo úmido e seco.

O lixo úmido é aquele que não possui mais utilização, tais como restos de alimentos, bitucas de cigarro, papeis sujos e fraldas descartáveis. Eles devem ser descartados na coleta de lixo comum e é destinado aos aterros sanitários. Já o lixo seco é o material que pode ser reciclado, como papel, plástico, vidro e metal, e facilita o processo de reciclagem. A previsão é que sejam recolhidas 2 toneladas por dia de recicláveis.

O prefeito Leonardo Bortolin ressalta que a coleta seletiva reduz a quantidade de lixo que iria para os aterros sanitários e ainda gera renda para os coletores das cooperativas cadastradas junto à Prefeitura Municipal. Elas serão responsáveis pela triagem, armazenamento temporário, processamento e venda.

A SAMA também tem investido em ações de educação ambiental com a distribuição de 35 mil panfletos educativos em toda a cidade e desenvolvimento de atividades lúdicas, levando o mascote “Dinho” para as 23 escolas municipais. Haverá ainda palestras nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Nos bairros em que forem identificadas baixa adesão à coleta dos recicláveis ou separação incorreta dos materiais, serão feitos mutirões de educação ambiental, com pit stops informativos.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Higor Nascimento, ressalta que esse é um trabalho de longo prazo e colaborativo entre toda a sociedade. “A coleta seletiva era uma demanda e também uma meta que nós tínhamos. E nós viemos trabalhando para resolver primeiro a questão da destinação final do lixo e agora conseguimos alinhar a coleta de porta em porta até a destinação final dos recicláveis”, destaca.

A empresa de coleta dos resíduos lembra ainda que os sacos que estiverem misturados os materiais secos recicláveis com os lixos úmidos descartáveis não serão recolhidos.

Os ecopontos existentes no município continuam funcionando normalmente. A SAMA orienta que nesses locais a população leve os materiais de dimensões maiores e mais pesados. Aqueles que tiverem dúvidas sobre o processo da coleta dos materiais recicláveis podem entrar em contato com a secretaria através do whatsapp (66) 9 9998 6771 ou da empresa de recolhimento de resíduos (66) 9 9912 6804.