menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Primavera do Leste passará a produzir plasma e plaquetas

Coordenadoria de comunicação - 03/04/2024

Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Primavera do Leste passará a produzir plasma e plaquetas
A Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou um convênio com o Governo do Estado e passará a produzir plaquetas e plasma. Assim, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) do município iniciou os trâmites para começar a produção dos hemocomponentes. Com isso, a UCT da cidade passa a ser uma das unidades fora da capital de Mato Grosso que realizam o procedimento, ao lado de Sinop e Rondonópolis.
 
Para dar início à coleta, a UCT foi contemplada com equipamentos que vão auxiliar na execução dos serviços. A unidade deve receber do MT-Hemocentro um agitador de plaquetas, balança analítica, freezer de 550 litros, homogeneizador de tubo, negatoscópio, seladora e bancada.
 
A equipe do município recebeu ainda uma capacitação que aconteceu entre os dias 25 a 27 de março, ministrada também pelo MT-Hemocentro. Durante os três dias, foram explorados aspectos do Programa Estadual de Qualificação da Hemorrede de Mato Grosso (PEQH/MT) e demonstrados os cuidados necessários que a equipe precisa ter para produzir as plaquetas. O objetivo principal do Programa é promover a qualificação técnica e gerencial da Hemorrede para assegurar a qualidade dos processos e serviços entregues à população.
 
A coordenadora da UCT, Dayanne Batista de Castro, explica em que etapa está o processo de produção. “No momento estamos em fase de validação. Temos que monitorar desde a escolha dos doadores, o tempo da coleta, a forma de executar o processamento das bolsas e como armazenar. Temos conseguido bons resultados até agora”, exclamou.
 
Dayanne destaca ainda que essas mudanças e melhorias foram possíveis após a Unidade Carlos Meyer ter sido reformada e ampliada, no ano passado.
 
“Nós estamos sempre realizando investimentos e cada vez mais os nossos servidores estão  preparados e capacitados para atender a demanda crescente de saúde da nossa região”, pontuou o prefeito Leonardo Bortolin.

Veja também:

Prefeitura de Primavera do Leste, junto à Coordenadoria de Habitação, realiza a entrega de 8 títulos de moradia.

Melhorias na Mobilidade da MT-130: Parceria Público-Privada em Primavera do Leste

Alistamento Militar em Primavera do Leste: Uma Celebração da Cidadania.

Primavera do Leste recebe equipe do Serviço Geológico do Brasil para mapeamento de risco geológico

Prefeito Sérgio Machnic protocola projeto da Policlínica em Brasília

Secretaria de Saúde realiza reunião sobre Plano de Contingência de Arboviroses 2025

Secretaria de Saúde de Primavera do Leste divulga boletim epidemiológico do mês de novembro

Cidade das Bibliotecas: Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nono espaço literário do município, no Jardim Luciana

Farmácia Municipal ultrapassa 68 mil atendimentos e distribui mais de 412 mil medicamentos gratuitos à população em 2024

Prefeitura de Primavera do Leste paga 3 folhas salariais em menos de 20 dias e injeta mais de R$ 54,5 milhões na economia local

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3500-4500