Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Primavera do Leste passará a produzir plasma e plaquetas

Coordenadoria de comunicação - 03/04/2024

A Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou um convênio com o Governo do Estado e passará a produzir plaquetas e plasma. Assim, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) do município iniciou os trâmites para começar a produção dos hemocomponentes. Com isso, a UCT da cidade passa a ser uma das unidades fora da capital de Mato Grosso que realizam o procedimento, ao lado de Sinop e Rondonópolis.

Para dar início à coleta, a UCT foi contemplada com equipamentos que vão auxiliar na execução dos serviços. A unidade deve receber do MT-Hemocentro um agitador de plaquetas, balança analítica, freezer de 550 litros, homogeneizador de tubo, negatoscópio, seladora e bancada.

A equipe do município recebeu ainda uma capacitação que aconteceu entre os dias 25 a 27 de março, ministrada também pelo MT-Hemocentro. Durante os três dias, foram explorados aspectos do Programa Estadual de Qualificação da Hemorrede de Mato Grosso (PEQH/MT) e demonstrados os cuidados necessários que a equipe precisa ter para produzir as plaquetas. O objetivo principal do Programa é promover a qualificação técnica e gerencial da Hemorrede para assegurar a qualidade dos processos e serviços entregues à população.

A coordenadora da UCT, Dayanne Batista de Castro, explica em que etapa está o processo de produção. “No momento estamos em fase de validação. Temos que monitorar desde a escolha dos doadores, o tempo da coleta, a forma de executar o processamento das bolsas e como armazenar. Temos conseguido bons resultados até agora”, exclamou.

Dayanne destaca ainda que essas mudanças e melhorias foram possíveis após a Unidade Carlos Meyer ter sido reformada e ampliada, no ano passado.

“Nós estamos sempre realizando investimentos e cada vez mais os nossos servidores estão  preparados e capacitados para atender a demanda crescente de saúde da nossa região”, pontuou o prefeito Leonardo Bortolin.