UPA de Primavera do Leste passará por reforma, construção de laboratório e ganhará instalação de gás medicinal

Ação de lançamento das obras contou ainda com a entrega de 7 veículos para a Saúde

Coordenadoria de comunicação - 19/03/2024

Nesta segunda-feira (18), aconteceu a ação de lançamento de obras e emissão de ordens de serviços que vão melhorar a infraestrutura e garantir mais eficiência aos atendimentos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Primavera do Leste.

As melhorias incluem a reforma da Unidade com instalação e manutenção de ar condicionados, substituição das portas de madeira por portas de alumínio e pintura completa do prédio. O local ganhará também a instalação de uma rede de gás medicinal, proporcionando conforto para os pacientes que precisam desses cuidados.

Outro destaque do evento foi o anúncio da construção de um laboratório anexo à Unidade, que após finalizado, poderá funcionar 24 horas por dia e otimizar os serviços. Com essa ação, as filas para realização de exames devem diminuir. A construção acontece em parceria com a iniciativa privada.

“Hoje o número de pacientes atendidos chega a 10 mil por mês, um número bem importante. E essa ação vai se refletir principalmente em quem mais precisa, que é a população”, afirmou o Diretor Clínico da UPA, Antônio de Souza Neto.

Segundo a Secretaria de Saúde, a UPA conta hoje com mais de 200 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos, equipe de apoio, limpeza, assistentes sociais, entre outros. Em 2023, conforme dados do órgão, foram realizados 111.477 atendimentos na Unidade, sendo 1.192 internações.

As melhorias vão beneficiar não só os pacientes como também os servidores que prestam serviços na instituição, já que o local recebe pessoas não só de Primavera do Leste, como também das cidades da região.

O prefeito Leonardo Bortolin comentou sobre a situação do município há anos atrás. “Quando nós assumimos a Prefeitura, nos deparamos com cinco unidades de saúde que estavam abandonadas, prédios que não atendiam mais a população” , pontuou.

Ele discorreu ainda sobre os avanços na área da Saúde durante a gestão. “Em seis anos conseguimos dobrar o número de postinhos de saúde, abrimos a clínica da mulher, entregamos o centro de imagem, um novo CAPS, a revitalização das unidades com o programa Saúde de cara nova, entre outras ações”, comemorou.

No evento também foi apresentado o projeto de construção da nova unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF), na região onde está sendo construído o condomínio Ipê Florido e o residencial Jardim dos Ipês. A previsão de conclusão é para esse ano ainda. Foi doada também uma incubadora a ser utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pois a que o município costumava utilizar era terceirizada.

Novos veículos entregues

Na cerimônia de lançamento, foram entregues ainda cinco veículos que vão compor a frota do município, três deles são para transporte de pacientes da UPA e equipe técnica da Secretaria de Saúde.

Os outros dois veículos, uma caminhonete e uma van, serão utilizados no “Melhor em casa”. Esse programa foi implementado em 2023 e tem o intuito de desospitalizar pacientes, para que possam ser cuidados no próprio lar.

O município recebeu ainda duas ambulâncias novas, uma delas com UTI móvel. “A ideia é que tenhamos ambulâncias próprias tanto para as viagens externas quanto para os atendimentos de pacientes dentro do município”, concluiu o prefeito Leonardo Bortolin.

No total, são sete veículos que beneficiarão pessoas que precisam dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Todas essas ações são o reflexo de uma gestão comprometida com a qualidade da Saúde em Primavera do Leste.

Fotos: