Primavera do Leste passa a ser sede de treinamento da Seleção Brasileira de Canoagem e recebe visita de autoridades municipais e Governador do Estado

Coordenadoria de comunicação - 14/03/2024

No dia 12 de março, a orla do lago municipal vô Pedro Viana recebeu a visita das autoridades máximas do Estado. Estiveram no local o governador Mauro Mendes e parte do time de secretários estaduais, junto com o prefeito municipal de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, e o vice-prefeito, Ademir Goes.

O objetivo da visita foi conhecer a sede de treinamento de alto rendimento dos atletas da Canoagem Velocidade. A equipe reside e treina no município desde fevereiro.

“Para mim é uma honra ter a Seleção Brasileira aqui em Primavera. Tenho certeza que ela trará muito orgulho para todos nós. Temos três atletas mato-grossenses indo para as Olimpíadas, dois na canoagem e um no atletismo, e um dos mais robustos programas de apoio ao esporte”, celebrou o governador Mauro Mendes.

Essa é uma parceria entre Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), em convênio com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes (SEMESP). O Estado subsidia as despesas com logística, moradia e alimentação e o Município fica responsável pela infraestrutura para os treinamentos.

“O nosso projeto é internacionalizar o lago e passar a sediar competições nacionais e internacionais, já que contamos com a melhor estrutura do Brasil”, pontuou o Secretário Municipal de Esportes, Luiz Antônio de Oliveira Freitas.

O presidente da Confederação, Rafael Girotto, comentou sobre a decisão acertada de trazer a Seleção Brasileira para Primavera do Leste. “ Um dos nossos objetivos era descentralizar o esporte. Sabíamos que havia um potencial gigante no Centro-Oeste. E ao ver a estrutura, essa recepção e o carinho que o Estado e a Prefeitura estão tendo, percebo que será uma parceria longa e frutífera”, afirmou.

Os atletas receberam honrarias de boas-vindas das autoridades estaduais e municipais e posteriormente se apresentaram, remando nas águas do lago municipal. A Equipe, categoria caiaque, é integrada por Edson Isaias Freitas da Silva, Fábio Demarchi, Roberto Maehler e Vagner Junior Souta, além do treinador Emerson Wolf. A expectativa é que o grupo resida na cidade até 2028.

“Nós nos tornamos a vitrine do mundo quando o assunto é canoagem. Primavera é o berço da atleta Ana Sátila, temos escolinha de canoagem e nesse momento estamos terminando dois campos de futebol com recursos do Governo do Estado”, lembrou o prefeito Leonardo Bortolin.

O evento também contou com a participação de crianças integrantes do projeto municipal Craques do Amanhã. Acompanharam ainda a visita à sede de treinamento secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores, deputado federal licenciado e Secretário-Chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, deputado estadual Beto Dois a Um, além da população que assistia a apresentação com entusiasmo.

Fotos: