Mutirão da catarata realiza 120 cirurgias oftalmológicas em Primavera do Leste

Coordenadoria de comunicação - 11/03/2024

Mutirão da catarata realiza 120 cirurgias oftalmológicas em Primavera do Leste
Nos dias 9 e 10 de março, aconteceu no Centro de Especialidades Médicas Osvaldo Cruz (CEMOC) o mutirão de cirurgias oftalmológicas de catarata. A ação conseguiu zerar momentaneamente as filas de espera para o procedimento.

A equipe de saúde veio de Cuiabá para realizar as cirurgias. Foram 80 procedimentos ao longo de todo o sábado (9) e mais 40 no domingo pela manhã (10).

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, que esteve no local, afirma que quem, porventura, não conseguiu fazer a cirurgia nesse momento já pode se inscrever para o próximo mutirão.

Salete Gonçalves Fortes comenta sobre suas expectativas ao realizar a cirurgia em um dos olhos “eu quero sair daqui e olhar para o mundo de maneira diferente, quero enxergar tudo”, comemora.

O mutirão acontece em média a cada seis meses, conforme a Coordenadora da Central de Regulação do município, Thayssa Almeida.

O CEMOC, vinculado à Secretaria de Saúde de Primavera do Leste, é responsável por realizar pequenas cirurgias e procedimentos dermatológicos, além de consultas com uma equipe multiprofissional que inclui ortopedistas, cardiologistas, neuropediatras, endocrinologistas, reumatologistas entre outros profissionais.

Da avaliação até a cirurgia

Quem sentir alterações de visão pode procurar a Unidade Básica de Saúde de sua região. O médico da unidade avalia e encaminha ao oftalmologista, se necessário. O oftalmologista realiza uma outra avaliação e, conforme critérios clínicos, faz a solicitação para a cirurgia caso haja necessidade.

O paciente, tendo em mãos a solicitação para o procedimento, se dirige até a unidade básica, que realiza o encaminhamento para a Central de Regulação do município. A Central é responsável por gerenciar as vagas, bem como, agendar os exames pré-operatórios e as cirurgias oftalmológicas.

Fotos: