menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Secretaria de Educação oferece formação sobre inclusão em Primavera do Leste

Jornada teve como foco o material pedagógico “Mundo do Theo”

Coordenadoria de comunicação - 08/03/2024

Diego Eifller
Secretaria de Educação oferece formação sobre inclusão em Primavera do Leste

Em 2024 a Secretaria Municipal de Educação realiza o planejamento das ações pautadas em três pilares fundamentais: inclusão, equidade e inovação. E em sintonia com essa iniciativa, ocorreu entre os dias 04 a 06 de março a formação continuada do projeto pedagógico inclusivo “O mundo de Theo”, no teatro municipal de Primavera do Leste.

 

“A Prefeitura abraçou esse projeto e mobilizou os professores à compreenderem o mundo a partir da perspectiva de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e planejar atividades diferenciadas a serem desenvolvidas em sala de aula para que os colegas dessas crianças também possam entender as necessidades básicas de uma criança com TEA”, explica a palestrante do evento e educadora, Fabiana Cáceres.

 

Cada dia do evento foi reservado para diferentes profissionais que atuam nas escolas. No primeiro, participaram professores da pré-escola e primeiros anos. No dia 05 de março, a ação foi direcionada aos coordenadores e diretores das unidades escolares. No último dia, a formação foi voltada aos profissionais que atuam do segundo ao quinto ano, além de educadores físicos.

 

A equipe organizadora estima que passaram pela formação em média 500 professores e gestores. Além dessa jornada presencial, também será disponibilizada uma formação online para os educadores.

 

Fabiana comenta sobre o comprometimento dos professores durante o evento. “Percebi o quanto eles estavam interessados em ampliar os conhecimentos sobre o tema autismo, entender mais sobre inclusão e reconhecer a adoção de novas estratégias para serem trabalhadas em sala de aula”, exclama.

 

A coordenadora da clínica Anjo Azul, Tamara Barreto e a psicóloga e diretora da instituição, Renata Polato, também estiveram presentes na formação. “Não é apenas sobre autismo, é sobre a construção de um mundo melhor, com mais respeito, empatia e sem preconceitos”, expõe Tamara.

 

“Esse movimento da formação que está sendo feito aqui é necessário e importante, ainda está no início, mas diferente de outros municípios que não desenvolvem ações nesse sentido, a cidade está na frente”, pondera Renata.

 

 

Mais do que integrar, incluir

 

O projeto “O mundo de Theo” tem por objetivo explorar estratégias pedagógicas inovadoras. E ainda colaborar para a construção de um ambiente inclusivo e saudável, tanto dentro como fora da escola, estimulando professores, estudantes e familiares a agir de maneira adequada e respeitosa com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

“A iniciativa é inédita não só na cidade como também no Estado. E toda a comunidade se beneficia com uma educação de qualidade e inclusiva”, pontua a secretária de Educação, Adriana Tomasoni.

 

“Essa é uma bandeira que nós começamos a levantar com mais propriedade esse ano e continuaremos nos próximos anos em busca de uma sociedade mais equânime e acolhedora”, afirma o prefeito Leonardo Bortolin.


 

Por dentro do “Mundo do Theo”

 

O material adquirido pela prefeitura explora o mundo de Theo, uma criança com TEA que precisa residir em outra cidade e lidar com as sensações e emoções da mudança de rotina, de casa e de escola. Nessa jornada, Theo conta com a ajuda da professora e dos colegas de sala de aula.

 

São dois kits pedagógicos, um destinado aos educadores e outro às crianças e familiares. Os professores receberão um encarte (material de apoio) e dois folders para serem trabalhados na escola.

Já os estudantes vão receber dois livros, um literário “O fantástico navio do capitão Theo”, indicado para estudantes do 2º ao 5º ano e o “Todos a bordo”, endereçado aos familiares. Nesse último, há o espaço de reflexão “momento para a família”, em que os membros podem refletir e responder questões como acolher mães de crianças com TEA, por exemplo.

 

“As famílias devem ser parceiras nesse processo de inclusão, assim como no processo educativo com um todo”, propõe a coordenadora da educação infantil no município, Syler Nogueira.

 

O material auxilia os grupos familiares para que compreendam a trajetória de uma família que tem uma criança com TEA. E em consequência, busca dissolver possíveis preconceitos que possam existir com relação às crianças atípicas.

Fotos:

Veja também:

18º Cavalgada dos Trabalhadores integra as comemorações de aniversário de Primavera do Leste

Primacanta e Festival de Comida de Rua começam nesta terça (30) em Primavera do Leste

Estudantes competem em diferentes modalidades esportivas nos Jogos Escolares Primaverenses

Judocas de Primavera do Leste conquistam terceira colocação na 1ª etapa estadual do campeonato de Judô em Juína-MT

Primavera do Leste tem fim de semana agitado com Circuito Rock, Bailinho e MPB no Lago

SINE de Primavera do Leste promove mutirão do emprego no dia 30 de abril

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333