menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

“Semana da Mulher” recebe mais de 300 mulheres em evento nos CRAS’s

Ação aconteceu em comemoração ao dia 08 de março

Coordenadoria de comunicação - 08/03/2024

“Semana da Mulher” recebe mais de 300 mulheres em evento nos CRAS’s

Entre os dias 04 a 07 de março, ocorreu nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Primavera do Leste a “Semana da Mulher”. A organização do evento estima que, durante os quatro dias, mais de 300 mulheres participaram das ações.

 

“Essa programação é voltada para trabalhar também os direitos das mulheres. Mas nós enquanto assistência fazemos esse trabalho durante todo o ano e nessa semana a gente intensifica”, comenta a secretária de Assistência Social, Leninha Riva.

 

A secretária lembra ainda que a maioria das pessoas que hoje atuam na secretaria de assistência social são mulheres e isso é motivo de satisfação para a gestão.

 

No encontro, também foi enfatizada a relevância do cuidado com a saúde mental, o equilíbrio das emoções e o reconhecimento dos sentimentos para ter uma vida melhor e mais leve.

 

A psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Lorrayne de Paula, realizou uma dinâmica com balões que representavam as muitas funções atribuídas às mulheres diariamente. 

 

A representante das participantes tinha a missão de não deixar que eles chegassem ao chão. Com isso, Lorrayne propôs uma reflexão às mulheres sobre a quantidade de papéis e tarefas que elas assumem e a importância de se ter uma rede de apoio nesses momentos, como os CRAS e CREAS.

 

“Quando nós não conseguimos dar conta de tudo, quando erramos, somos as primeiras a nos julgar e a julgar as outras mulheres. Nós estamos numa cultura que acumula funções e acaba esquecendo de se cuidar. Mas precisamos trocar o julgamento pelo incentivo, até porque o erro não determina o tipo de mulher que somos”, pontua Lorrayne.

Aurenice Mendes de Brito, que se voluntariou para participar da dinâmica, comenta o que achou das observações propostas na reunião. “Eu gostei bastante das palestras porque a gente aprende muito aqui no CRAS, no dia a dia conversando. Onde tem uma palestra eu estou”, afirma.

 

Durante a ação, foram realizadas ainda orientações sobre como proceder em casos de violência, disponibilização de exames de glicemia, aferição de pressão e indicação sobre exames de rotina para as participantes.

 

A assistente social e coordenadora do CRAS Mabília, Igelci de Souza, calcula que compareceram no Centro, no dia 07 de março, cerca de 70 mulheres. “Esse evento de hoje busca também desenvolver a autoestima da mulher, deixar ela mais empoderada para que ela volte para casa mais confiante”, conclui.

 

O primeiro dia do evento (4), foi realizado no CRAS Jonas Pinheiro e o segundo dia no CRAS Mabília Extensão. No terceiro dia (6), a reunião aconteceu no CRAS Ivone Agne e o último dia (7), foi dedicado às mulheres do CRAS Mabília.

 

Participaram também dos encontros da “Semana da Mulher”  representantes do SENAC, projeto Conviver e Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, como CREAS, Câmara Municipal, Policia Militar, Policia Civil, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), entre outros.

Fotos:

Veja também:

18º Cavalgada dos Trabalhadores integra as comemorações de aniversário de Primavera do Leste

Primacanta e Festival de Comida de Rua começam nesta terça (30) em Primavera do Leste

Programa “Bolsa Atleta” municipal está com inscrições abertas até 7 de maio

Estudantes competem em diferentes modalidades esportivas nos Jogos Escolares Primaverenses

Judocas de Primavera do Leste conquistam terceira colocação na 1ª etapa estadual do campeonato de Judô em Juína-MT

Primavera do Leste tem fim de semana agitado com Circuito Rock, Bailinho e MPB no Lago

SINE de Primavera do Leste promove mutirão do emprego no dia 30 de abril

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333