Compartilhe:
Ação aconteceu em comemoração ao dia 08 de março
Coordenadoria de comunicação - 08/03/2024
Entre os dias 04 a 07 de março, ocorreu nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Primavera do Leste a “Semana da Mulher”. A organização do evento estima que, durante os quatro dias, mais de 300 mulheres participaram das ações.
“Essa programação é voltada para trabalhar também os direitos das mulheres. Mas nós enquanto assistência fazemos esse trabalho durante todo o ano e nessa semana a gente intensifica”, comenta a secretária de Assistência Social, Leninha Riva.
A secretária lembra ainda que a maioria das pessoas que hoje atuam na secretaria de assistência social são mulheres e isso é motivo de satisfação para a gestão.
No encontro, também foi enfatizada a relevância do cuidado com a saúde mental, o equilíbrio das emoções e o reconhecimento dos sentimentos para ter uma vida melhor e mais leve.
A psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Lorrayne de Paula, realizou uma dinâmica com balões que representavam as muitas funções atribuídas às mulheres diariamente.
A representante das participantes tinha a missão de não deixar que eles chegassem ao chão. Com isso, Lorrayne propôs uma reflexão às mulheres sobre a quantidade de papéis e tarefas que elas assumem e a importância de se ter uma rede de apoio nesses momentos, como os CRAS e CREAS.
“Quando nós não conseguimos dar conta de tudo, quando erramos, somos as primeiras a nos julgar e a julgar as outras mulheres. Nós estamos numa cultura que acumula funções e acaba esquecendo de se cuidar. Mas precisamos trocar o julgamento pelo incentivo, até porque o erro não determina o tipo de mulher que somos”, pontua Lorrayne.
Aurenice Mendes de Brito, que se voluntariou para participar da dinâmica, comenta o que achou das observações propostas na reunião. “Eu gostei bastante das palestras porque a gente aprende muito aqui no CRAS, no dia a dia conversando. Onde tem uma palestra eu estou”, afirma.
Durante a ação, foram realizadas ainda orientações sobre como proceder em casos de violência, disponibilização de exames de glicemia, aferição de pressão e indicação sobre exames de rotina para as participantes.
A assistente social e coordenadora do CRAS Mabília, Igelci de Souza, calcula que compareceram no Centro, no dia 07 de março, cerca de 70 mulheres. “Esse evento de hoje busca também desenvolver a autoestima da mulher, deixar ela mais empoderada para que ela volte para casa mais confiante”, conclui.
O primeiro dia do evento (4), foi realizado no CRAS Jonas Pinheiro e o segundo dia no CRAS Mabília Extensão. No terceiro dia (6), a reunião aconteceu no CRAS Ivone Agne e o último dia (7), foi dedicado às mulheres do CRAS Mabília.
Participaram também dos encontros da “Semana da Mulher” representantes do SENAC, projeto Conviver e Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, como CREAS, Câmara Municipal, Policia Militar, Policia Civil, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), entre outros.
Veja também:
Prefeitura de Primavera do Leste, junto à Coordenadoria de Habitação, realiza a entrega de 8 títulos de moradia.
Melhorias na Mobilidade da MT-130: Parceria Público-Privada em Primavera do Leste
Alistamento Militar em Primavera do Leste: Uma Celebração da Cidadania.
Primavera do Leste recebe equipe do Serviço Geológico do Brasil para mapeamento de risco geológico
Prefeito Sérgio Machnic protocola projeto da Policlínica em Brasília
Secretaria de Saúde realiza reunião sobre Plano de Contingência de Arboviroses 2025
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste divulga boletim epidemiológico do mês de novembro
Cidade das Bibliotecas: Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nono espaço literário do município, no Jardim Luciana
Farmácia Municipal ultrapassa 68 mil atendimentos e distribui mais de 412 mil medicamentos gratuitos à população em 2024
Prefeitura de Primavera do Leste paga 3 folhas salariais em menos de 20 dias e injeta mais de R$ 54,5 milhões na economia local
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO