Capoeirista de Primavera do Leste se consagra vitorioso em campeonato mundial

“Dei o meu melhor e voltei com a vitória”

Coordenadoria de comunicação - 05/03/2024

Capoeirista de Primavera do Leste se consagra vitorioso em campeonato mundial

O Rio de Janeiro conheceu a força e a determinação do primaverense Wandré de Souza Nogueira Garcia. Ele ganhou a primeira fase da competição mundial de capoeira, o VMB4, que aconteceu na Barra da Tijuca, no dia 21 de janeiro.

Wandré foi premiado com um troféu, uma medalha de primeiro lugar, além de um cheque no valor de 2 mil reais. O atleta se preparou durante quatro meses para a competição.

O campeonato é dividido em etapas e a medida em que os competidores vencem, sobem de posição no ranking. O objetivo é a classificação para a luta final e a conquista do cinturão da vitória. O VMB “Volta do mundo bambas” é atualmente a maior competição de capoeira do mundo.

O atleta comenta sobre a sensação de vencer a disputa. “Era meu sonho competir com os melhores, e eu fui lá. Dei o meu melhor e voltei com a vitória para a nossa cidade e para o nosso estado”, celebra.

“Nós ficamos muito felizes de ver Primavera do Leste sendo bem representada pelo nosso campeão Wandré. Isso mostra que o investimento no esporte sempre gera bons frutos”, comenta o prefeito Leonardo Bortolin.

De geração em geração

O gosto pela capoeira vem de berço e Wandré teve em quem se inspirar dentro da própria casa. Ele é filho do também capoeirista, Waldir Nogueira Garcia, conhecido como Mafu, que além de pai também é professor do jovem.

Waldir se orgulha e exalta as qualidades de humildade e respeito do filho. “Ele tem uma qualidade que vem de família, características boas que vem de nossos antepassados, que é o respeito ao próximo. A sensação de ver meu filho e aluno ganhar esse título é uma sensação de dever cumprido”, vibra.

Essa não é a primeira vez que Wandré conquista o primeiro lugar em competições. O atleta já havia se consagrado campeão do 12º Jogos Mundiais de Abadá Capoeira, que ocorreu em agosto de 2019, aos 17 anos.

Prestes a completar 22 anos, o jovem tem uma vida dedicada à capoeira. Ele começou aos 3 anos de idade recebendo aulas no Centro de Referência da Juventude (CREJU) e há quase dois anos dá aulas de capoeira no projeto.

O CREJU é vinculado à Secretaria de Assistência Social e é voltado aos jovens com idades entre 7 e 17 anos. Ele oferece atividades esportivas, culturais e sociais durante o contraturno escolar.

Fotos: