Seleção Brasileira de Canoagem começa a treinar em Primavera do Leste

Coordenadoria de Comunicação - 01/03/2024

Diego Eifler
Seleção Brasileira de Canoagem começa a treinar em Primavera do Leste

No dia 11 de fevereiro a Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade desembarcou em Primavera do Leste. A equipe passa a treinar no lago vô Pedro Viana. A cidade foi escolhida por ter a infraestrutura necessária para os treinos e ser uma referência no esporte ao abrigar uma pista construída dentro de padrões internacionais.

Passam a residir no município cinco integrantes da equipe caiaque: Vagner Junior Souta, Roberto Maehler, Edson Isaias Freitas da Silva e Fábio Demarchi, além do treinador Emerson Wolf. Os treinos acontecem de segunda a sábado, entre horários matutinos e vespertinos.

“Nós ficamos muito felizes de poder receber a Seleção aqui e daremos todo o suporte para que eles possam evoluir e render cada vez mais”, comenta o secretário de esportes, Luiz Antônio de Oliveira Freitas.

O grupo se prepara para a qualificatória olímpica que acontece nos Estados Unidos em abril. E depois de garantida a vaga, seguirão treinando para as Olimpíadas de Paris. Antes de morarem em Primavera do Leste, eles treinaram por dois anos em Capitólio, Minas Gerais.

O treinador da Seleção, Emerson Wolf, comenta sobre as expectativas de estar com a equipe na cidade. “Aqui nós teremos melhores condições para treinar e vamos buscar novos apoiadores para a canoagem velocidade”, explica.

O prefeito, Leonardo Bortolin, aborda as ações desenvolvidas no município. “Nós oferecemos aqui uma estrutura de ponta. Já vimos o nome da nossa cidade elevado mundialmente através da atleta Ana Sátila e sempre estamos investindo na descoberta de talentos com o projeto Craques do Amanhã, por exemplo", pontua.

A Seleção de Canoagem vem acumulando participações em campeonatos importantes da categoria e recebendo diversas premiações. Eles subiram no pódio e garantiram a medalha de ouro no campeonato Sul-americano do ano passado e nos Jogos Panamericanos de 2007. Também competiram nas olimpíadas de Tóquio, copas do mundo e campeonatos mundiais de canoagem velocidade.

A expectativa é que o grupo resida no município até 2028. Esse é um covênio do Governo de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) e com apoio da Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municiapal de Esportes (SEMESP). A apresentação oficial da equipe está marcada para acontecer no dia 12 de março, às 17h30, no lago municipal vô Pedro Viana.