menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Equipes de saúde bucal de Primavera do Leste realizam mais de 60 mil procedimentos no ano de 2023

Todas as ESF’s da cidade agora oferecem atendimento odontológico

Coordenadoria de comunicação - 28/02/2024

Equipes de saúde bucal de Primavera do Leste realizam mais de 60 mil procedimentos no ano de 2023
Ao longo do ano de 2023, as equipes de saúde bucal de Primavera do Leste realizaram 32.650 atendimentos. Na atenção primária à saúde, onde ocorre o primeiro contato do paciente com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), foram realizados 28.868 atendimentos e quase 47 mil procedimentos.
 
Já no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que é uma ampliação especializada dos serviços oferecidos pela atenção básica, foram atendidos 3.782 pacientes e realizados 13.450 procedimentos. No total, foram 60.226 serviços efetuados.
 
Nas ESF’s, popularmente conhecidas como “postinhos”, os procedimentos mais procurados foram restauração (9.709 dentes permanentes restaurados), limpeza dentária (7.232) e extração dentária ( 2.639 dentes permanentes e decíduos/de leite extraídos).
 
No CEO, dos 13.450 procedimentos realizados, os mais procurados foram as primeiras consultas, com 1.698. Em segundo lugar, as raspagens dentárias, com 892 procedimentos e em terceiro os tratamentos de canal, com 544.
 
Saúde bucal em expansão
 
Agora todas as unidades básicas da cidade contam com atendimento odontológico. A ESF 17, no bairro Poncho Verde 3, era a única unidade que ainda não ofertava atendimento odontológico e esse ano passa a oferecer o serviço. 
 
Essa é uma grande conquista para a população, pois amplia e facilita o acesso à saúde bucal de qualidade. A Coordenadora  das equipes de saúde bucal da atenção básica, Raiany Aguiar Conceição,  estima que sejam realizadas em torno de 2 mil consultas ao longo do ano de 2024 no local.
 
“Estar com a saúde bucal em dia é estar com a dignidade restaurada. E por termos esse entendimento, nós investimos continuamente na saúde dos nossos munícipes”, aponta o prefeito Leonardo Bortolin.
 
Profissionais capacitados
 
A atenção básica conta atualmente com 19 cirurgiões-dentistas, 17 auxiliares e 10 técnicos em saúde bucal. Entre os serviços oferecidos está a aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada nas escolas, extração, limpeza, radiografias, curativo para canal, raspagens dentárias, restaurações diversas, atividades em grupo de orientação, entre outras ações.
 
A Coordenadora de Saúde Bucal do CEO, Cibeli Nascimento Rodrigues, explica que o Centro conta atualmente com 12 cirurgiões-dentistas, sendo 2 para atendimento de pacientes especiais, e 6 auxiliares de saúde bucal. No local são oferecidos serviços de diagnóstico bucal - com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca -, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, prótese dentária,  endodontia e atendimentos a pessoas com necessidades especiais. O CEO passou por reforma em 2022 e foi montada mais uma sala com dois consultórios odontológicos para que os atendimentos pudessem ser ampliados. 
 
Todos os serviços são ofertados à população de forma gratuita. Para isso, é necessário somente que a pessoa vá até a ESF de sua região para o agendamento da consulta ou diretamente no CEO, após o encaminhamento da unidade básica.

Veja também:

Estudantes competem em diferentes modalidades esportivas nos Jogos Escolares Primaverenses

Judocas de Primavera do Leste conquistam terceira colocação na 1ª etapa estadual do campeonato de Judô em Juína-MT

Primavera do Leste tem fim de semana agitado com Circuito Rock, Bailinho e MPB no Lago

SINE de Primavera do Leste promove mutirão do emprego no dia 30 de abril

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333