Primafolia 2024 arrecada quase duas toneladas de alimentos

Coordenadoria de Comunicação - 19/02/2024

Primafolia 2024 arrecada quase duas toneladas de alimentos

O carnaval de Primavera do Leste além de garantir diversão para os foliões também contribuiu para a arrecadação de quase duas toneladas de alimentos. São 116 cestas básicas que serão destinadas à população mais carente do município, por meio da Secretaria de Assistência Social, em suas ações contínuas. A festa ocorreu entre os dias 09 a 13 de fevereiro na arena multieventos.

Os blocos carnavalescos foram os responsáveis pelo grande número de doações e tiveram pouco mais de um mês para conseguir os itens alimentares. O bloco “Tudo Liberado” foi o que alcançou a maior quantidade de arrecadações.

Um dos critérios de pontuação para vencer a disputa era conseguir o maior número de alimentos não perecíveis. Mas contava também a nota obtida no desfile pelos jurados, a nota obtida na escolha do rei e da rainha, além da boa convivência no espaço, organização, manter a ordem e a limpeza.

O bloco “Deboxados” se consagrou como o campeão do evento, seguido pelo bloco “Etesão”, em segundo lugar, e o “Tudo Liberado”, em terceiro. Encantaram o público e foram escolhidos como rainha e rei do Primafolia, Luiz Diego, do bloco boêmios e Carolaine Carvalho, do bloco Etesão.

O carnaval vai além das cinco noites de alegria e movimenta toda a economia local antes mesmo da festa acontecer. Isso porque ela gera repercussão significativa com a confecção de abadás, o comércio de fantasias e adereços, a contratação de maquiagem para a festa, a compra de roupas e acessórios que movimenta as lojas de vestuário, as bebidas e alimentos que são comercializados no local, entre diversos outros setores impactados.

O vice-prefeito Ademir Goes também reitera que o evento abrange diversos setores da cadeia produtiva do município . “O carnaval nesses moldes que a Prefeitura faz, além de contribuir para o fortalecimento da cultura e incentivo à leitura, ainda nos permite colher os frutos na movimentação da economia local”, pontua.

Solidariedade em foco

Nas edições de 2019 e 2023 foram arrecadados quase 10 mil livros. No ano passado, o “Carnaval dos livros” chegou a receber quase 3 mil doações. Os exemplares farão parte do acervo da biblioteca da região do São Cristóvão, que será inaugurada nas festividades dos 38 anos de aniversário da cidade.

O prefeito Leonardo Bortolin explica sobre a relevância da festa. “O nosso intuito sempre foi levar alegria e diversão para os primaverenses, mas também beneficiar a sociedade com as arrecadações”, afirma.

O secretário de Cultura, Wanderson Lana, aborda a importância e o impacto social que o evento traz para Primavera do Leste. “Esse número expressivo de arrecadações só é possível porque os jovens foliões têm consciência do seu papel social, não é porque estão se divertindo que não se preocupam com a comunidade. A Biblioteca do Primavera 3, que será aberta na região do São Cristóvão, e o alimento de 116 famílias passa pelo empenho dos jovens dos blocos. A população de Primavera do Leste sempre nos surpreende positivamente em todas as ações”, conclui.