Compartilhe:
Coordenadoria de Comunicação - 19/02/2024
O carnaval de Primavera do Leste além de garantir diversão para os foliões também contribuiu para a arrecadação de quase duas toneladas de alimentos. São 116 cestas básicas que serão destinadas à população mais carente do município, por meio da Secretaria de Assistência Social, em suas ações contínuas. A festa ocorreu entre os dias 09 a 13 de fevereiro na arena multieventos.
Os blocos carnavalescos foram os responsáveis pelo grande número de doações e tiveram pouco mais de um mês para conseguir os itens alimentares. O bloco “Tudo Liberado” foi o que alcançou a maior quantidade de arrecadações.
Um dos critérios de pontuação para vencer a disputa era conseguir o maior número de alimentos não perecíveis. Mas contava também a nota obtida no desfile pelos jurados, a nota obtida na escolha do rei e da rainha, além da boa convivência no espaço, organização, manter a ordem e a limpeza.
O bloco “Deboxados” se consagrou como o campeão do evento, seguido pelo bloco “Etesão”, em segundo lugar, e o “Tudo Liberado”, em terceiro. Encantaram o público e foram escolhidos como rainha e rei do Primafolia, Luiz Diego, do bloco boêmios e Carolaine Carvalho, do bloco Etesão.
O carnaval vai além das cinco noites de alegria e movimenta toda a economia local antes mesmo da festa acontecer. Isso porque ela gera repercussão significativa com a confecção de abadás, o comércio de fantasias e adereços, a contratação de maquiagem para a festa, a compra de roupas e acessórios que movimenta as lojas de vestuário, as bebidas e alimentos que são comercializados no local, entre diversos outros setores impactados.
O vice-prefeito Ademir Goes também reitera que o evento abrange diversos setores da cadeia produtiva do município . “O carnaval nesses moldes que a Prefeitura faz, além de contribuir para o fortalecimento da cultura e incentivo à leitura, ainda nos permite colher os frutos na movimentação da economia local”, pontua.
Solidariedade em foco
Nas edições de 2019 e 2023 foram arrecadados quase 10 mil livros. No ano passado, o “Carnaval dos livros” chegou a receber quase 3 mil doações. Os exemplares farão parte do acervo da biblioteca da região do São Cristóvão, que será inaugurada nas festividades dos 38 anos de aniversário da cidade.
O prefeito Leonardo Bortolin explica sobre a relevância da festa. “O nosso intuito sempre foi levar alegria e diversão para os primaverenses, mas também beneficiar a sociedade com as arrecadações”, afirma.
O secretário de Cultura, Wanderson Lana, aborda a importância e o impacto social que o evento traz para Primavera do Leste. “Esse número expressivo de arrecadações só é possível porque os jovens foliões têm consciência do seu papel social, não é porque estão se divertindo que não se preocupam com a comunidade. A Biblioteca do Primavera 3, que será aberta na região do São Cristóvão, e o alimento de 116 famílias passa pelo empenho dos jovens dos blocos. A população de Primavera do Leste sempre nos surpreende positivamente em todas as ações”, conclui.
Veja também:
Prefeitura de Primavera do Leste, junto à Coordenadoria de Habitação, realiza a entrega de 8 títulos de moradia.
Melhorias na Mobilidade da MT-130: Parceria Público-Privada em Primavera do Leste
Alistamento Militar em Primavera do Leste: Uma Celebração da Cidadania.
Primavera do Leste recebe equipe do Serviço Geológico do Brasil para mapeamento de risco geológico
Prefeito Sérgio Machnic protocola projeto da Policlínica em Brasília
Secretaria de Saúde realiza reunião sobre Plano de Contingência de Arboviroses 2025
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste divulga boletim epidemiológico do mês de novembro
Cidade das Bibliotecas: Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nono espaço literário do município, no Jardim Luciana
Farmácia Municipal ultrapassa 68 mil atendimentos e distribui mais de 412 mil medicamentos gratuitos à população em 2024
Prefeitura de Primavera do Leste paga 3 folhas salariais em menos de 20 dias e injeta mais de R$ 54,5 milhões na economia local
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO