Equipes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura Municipal realizam atendimentos em Primavera do Leste

Coordenadoria de Comunicação - 16/02/2024

Nos dias 20 a 22 de fevereiro, equipes de saúde do Estado estarão em Primavera do Leste com duas unidades móveis, as chamadas carretas, para realizar atendimentos e orientações à população do município. As unidades estarão localizadas na Av. São João, número 30. (Ao lado da UCT) e as atividades vão ocorrer das 08h às 12h e das 13h às 18h.

As ações incluem cadastro de candidatos para doação de medula óssea, coleta e testagem de exames de sangue para o Hemocentro e atendimentos odontológicos inclusive para pacientes especiais.

Será promovido também o acesso a órteses, próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores à população previamente cadastrada. Haverá ainda capacitação para a equipe da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e para as equipes do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município.

O Secretário de Saúde, Eraldo Fortes, comenta sobre a relevância do projeto. “As pessoas que necessitam desse tipo de atendimento muitas vezes não tem condições de se deslocar para a capital para fazer os procedimentos. Então as unidades de saúde vêm até o município com esse intuito” pontua.

O prefeito Leonardo Bortolin enfatiza o compromisso da gestão com o apoio à Saúde. “Nós sempre somos bem-sucedidos nas parcerias que fazemos com o Estado. E dessa vez não será diferente”, afirma.

O vice-prefeito Ademir Goes ressalta a importância das atividades descentralizadas. “Nós nos colocamos disponíveis e apoiamos essas ações porque sabemos que elas vão garantir mais qualidade de vida, principalmente para aqueles que mais precisam”, reitera.

O projeto “Ir, para incluir” é uma realização da Secretaria do Estado de Saúde com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. As equipes farão visita técnica em diversos municípios mato-grossenses, visto que a acessibilidade é uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cinco unidades descentralizadas são as responsáveis pelos atividades: Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (CRIDAC), Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE), Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (CERMAC), Hemocentro de Mato Grosso e Centro Integrado de Atenção Psicossocial Adauto Botelho (Ciaps).