Com as mãos na terra e o entusiasmo de quem sabe que está fazendo história, alunos da rede municipal participaram de uma ação que simboliza o futuro de Primavera do Leste. Na manhã desta sexta-feira (9) a Praça Dito Eletricista, no coração do bairro Primavera III, foi palco de uma ação que vai muito além do simbolismo: o plantio de 39 árvores, em homenagem aos 39 anos de Primavera do Leste. A campanha, intitulada ‘39 Árvores para o Futuro’, foi organizada pela equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), em um gesto coletivo de esperança, educação ambiental e amor pela cidade.
Os sorrisos eram tímidos, mas mãos firmes, cada um dos alunos da educação infantil da Escola Tia Djane plantou sua própria árvore, em um formato de meia-lua ao redor da pista de caminhada da praça. A 39ª muda foi cuidadosamente colocada na terra pelas mãos do próprio Prefeito Municipal, simbolizando a união entre gestão pública e comunidade em prol de um futuro mais verde e consciente.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Takizawa, é uma forma de criar uma conexão entre as crianças e a natureza, fazendo com que elas entendam que estamos plantando o futuro da nossa cidade. Essas árvores representam um elo eterno com o meio ambiente”, destacou.
O prefeito Sérgio Machnic também reforçou a importância da ação, conectando o gesto simbólico a um movimento mais amplo da administração municipal. “Primavera do Leste completa 39 anos, e estamos desenvolvendo 39 ações em todas as secretarias. Esse plantio de árvores é muito importante porque conscientiza as crianças para o futuro”. Ele ainda reforçou que “natureza é vida, e essas crianças agora levam essa mensagem para suas famílias — para os pais, para os avós. Esse momento de felicidade, de plantar árvores, vai ficar no coração delas como uma semente viva.”
A ação faz parte de uma série de atividades promovidas pela Prefeitura em comemoração ao aniversário da cidade, todas com foco em participação comunitária e educação. O prefeito finalizou sua fala reafirmando o compromisso com o meio ambiente: “Durante todo o nosso mandato, vamos incentivar a arborização e ações que preservem a natureza. Precisamos de uma cidade com vida. Primavera do Leste já tem mais de 100 mil habitantes, e queremos um futuro sustentável para todos”, afirmou Machnic.
A professora Elaiana, que representou a Escola Municipal Tia Djane, reforçou o impacto duradouro da ação para os alunos. “Nossa escola está aqui no bairro Primavera III, e essa praça faz parte da nossa comunidade. As crianças vêm para brincar, andar de bicicleta, e agora essas árvores vão se tornar um marco. Toda vez que estiverem aqui com suas famílias, vão lembrar da importância de cuidar do meio ambiente.”
E quem deu o toque mais especial à manhã foi a pequena Maria Eduarda, aluna participante do projeto. Ao final do plantio, ela revelou com um brilho nos olhos: “Todos os dias eu vou passar aqui para cuidar da minha árvore. Vou molhar, porque quero crescer junto com ela.”