menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Fazenda

Primavera do Leste se consolida como capital da cultura de Mato Grosso

O ano de 2023 trouxe uma consolidação histórica para a cidade de Primavera do Leste como a capital da cultura em Mato Grosso.

Reportagem: Gabriel Caldas / Edição: Hernandes Cruz - 30/12/2023

Sob a atual gestão, os incentivos municipais à cultura têm desempenhado um papel importante no fomento do desenvolvimento social, na economia criativa, na garantia de acesso e na diminuição da violência. Estes não apenas impactaram na qualidade de vida da população, mas também promoveram o fomento aos mais diversos segmentos.
 
 
Em Primavera, a Cultura é valorizada como um patrimônio comunitário e de direito universal, que vem fortalecendo não apenas o turismo, mas também a economia local.
 
Curiosidade:
 
Em pesquisa recente feita pelo observatório do Itaú Cultural foi apontando que a Cultura é responsável por 3,11% do PIB brasileiro, mais que a indústria automobilística.
 
Um dos grandes destaques foi o amplo espaço concedido às crianças e adolescentes, com um total de 1.432 matriculados nas escolas de dança, música e teatro e em atividades de Cultura Tradicional. Essa iniciativa não só incentiva o desenvolvimento artístico desde cedo, mas também proporciona uma educação no contra-turno enriquecedora e diversificada, impactando fortemente no futuro dessas crianças e jovens e diminuindo os índices de violência.
 
 
Ações Culturais Permanentes
 
As ações culturais permanentes caíram no gosto do primaverense, sendo elas, realizadas de forma semanal ou mensalmente em diferentes pontos, visando atender a um público amplo e diversificado.
 
O "Baile na Pista de Caminhada" já é uma tradição e acontece todos os domingos, a partir das 19h. Com 48 edições neste ano, o evento, embora seja voltado para o público da terceira idade, atrai centenas de participantes, proporcionando momentos de alegria e interação social ao som de músicas para lá de animadas.
 
O "Circuito do Rock", com suas 10 edições ao longo do ano, não apenas ofereceu aos entusiastas do gênero a chance de desfrutar de seus clássicos favoritos, mas também impulsionou a cena local, destacando bandas primaverensese e revelando novos talentos. O Circuito é tão eclético que também abre espaço para atividades conjuntas, como Festivais de Cosplay e de Comida de Rua.
 
O encantador "Pôr do Sol com MPB", realizado todos os domingos junto ao Lago Municipal, 48 edições e proporciona uma atmosfera relaxante, combinando ritmos acolhedores, cenário natural belíssima e diversas possibilidades de atividades físicas.
 
O Sextou com Samba e Pagode contou com 10 edições na nossa praça da matriz e promete mais 10 edições em para 2024.
 
Maior Festival de Teatro do país acontece em Primavera do Leste
 
Não tem como falar da cultura em Primavera do Leste e não citar o Festival Velha Joana, que chegou na sua 17ª edição, se consolidando como o maior festival de teatro de do país.
 
Com 10 dias intensos, 70 apresentações e uma média de 600 artistas, atraiu um público de cerca de 12 mil pessoas, apresentando uma rica diversidade de peças teatrais, danças, palhaçaria, teatro de sombras e outras linguagens das artes da cena, distribuídos pelos palcos do Teatro Municipal, Centro Cultural e praças da cidade. Além da pujante cena local que apresentou 34 espetáculos, estiveram presentes grupos de todas as regiões do país, com a forte presença de grupos e coletivos.
 
Um marco importante este ano foi a maior edição do Festival Culturas Urbanas, um verdadeiro mergulho nas vertentes artísticas da Cultura HIP HOP. Organizado pelas Secretarias de Cultura e Esporte, o evento atraiu entusiastas de várias cidades, oferecendo desde competições de B-Boy e B-Girl, Danças Urbanas, Rima, skate e basquete 3x3, workshops, intervenções de grafite e ações dos DJs.
 
Festivais para todos os gostos
 
Outro grande sucesso de público foi o "Festival Dançando Cinema", que levou diariamente de 3.500 pessoas ao Pianão, combinando a arte da dança com a magia do cinema, proporcionando experiências incríveis aos espectadores. E o Festival “Nas Ondas do Rádio” com 683 alunos se apresentando em 14 sessões no teatro municipal com público de quase 3.000 pessoas.
 
O Festival Manoel de Barros além de encantar a plateia com lindas declamações e fomentar a escrita de poemas nas mais diversas idades, em 2023 premiou roteiros inéditos de curtas-metragens, textos para o teatro e apoio a escrita de livros. Impulsionando a valorização da escrita nas mais diversas vertentes.
 
O Prima Canta mudou e em 2023, além de manter a categoria composição instrumental somando-as as categorias: MPB, Música Religiosa, Sertanejo, Música Inédita; e às categorias por idade: Infantil e Juvenil; o festival tirou a classificação (primeiro, segundo e terceiro) e passou a premiar com o mesmo valor os três primeiros colocados. E assim são as premiações do município que buscam entender e diminuir as comparações artísticas do fazer artístico.
 
Falando em editais ainda foi lançado pela primeira vez os editais de: Fotografia e Artesanato e sabores culinários e de ocupação do teatro municipal.
 
E teve para as artes visuais também: 05 exposições foram contratadas no nosso segundo edital de artes visuais, garantindo exposições no salão das águas o ano todo. E, olha, foram mais de 2.000 visitas no nosso salão das águas em 2023, principalmente de escolas e projetos socioeducacionais.
 
Falando em ações socioeducacionais, Primavera do Leste realizou uma das mais bonitas etapas do Fetran (festival estudantil temático de teatro para o trânsito), sagrando-se campeão estadual nas três categorias e, principalmente, melhorando o trânsito de nossa cidade e de nosso estado.
 
Vale destacar também que as comemorações referentes ao aniversário da cidade contaram com várias atrações do nosso município em várias vertentes musicais e criou uma cartela de shows destinado a maior possibilidade de gostos pulsantes no município: sertanejo, Rock e ao público religioso.
 
Expô Primavera teve mais de 80 mil pessoas
 
A "Expô Primavera 2023" superou todas as expectativas. Com entrada livre e duração de quatro dias, mais de 80 mil pessoas participaram do maior espetá
 
Artistas renomados como Zezé Di Camargo e Luciano, Simone Mendes, Luan Santana, entre outros, juntamente com os artistas locais: Dj Brunelli, DJ Pipo, Luiz e John, Henrique e Rafael e Júlia Sartori abrilhantaram cada dia do evento. A organização impecável, com arquibancadas cobertas, uma praça de alimentação completa e uma estrutura digna de grandes eventos, deixou uma marca indelével na memória dos presentes.
 
E para quem curtiu todas essas atividades ou ficou fora de alguma, não se preocupe, o planejamento cultural para 2024 será ainda mais democrático, atrativo e convidativo e para todos as vivências e idades.
 

Veja também:

Inscrições para se tornar membro suplente do Conselho Tutelar de Primavera do Leste vão até dia 24

Inscrições para o Festival Prima Canta 2024 vão até dia 15 de abril

Prefeitura de Primavera do Leste lança programa de coleta seletiva de lixo que passará a funcionar em maio

Fim de semana: programação cultural e esportiva movimenta Primavera do Leste

Secretaria de Cultura oferta 56 vagas de estágio remunerado para estudantes

Luan Santana, estrela sertaneja, canta na Expô Primavera hoje. Saiba tudo sobre esse imperdível show

Inaugurações reforçam a saúde em Primavera do Leste

CMTU realiza ação para confeccionar cartão de estacionamento para Idosos e PCD neste fim de semana

Bairros recebem recapeamento asfáltico

Confira as obras que estão em andamento em Primavera do Leste

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333