Primavera do Leste está prestes a dar um salto inédito na forma de se comunicar com o cidadão. Em uma reunião realizada no campus do IFMT, nesta sexta-feira (25), o prefeito Sérgio Machnic, secretários municipais, a vereadora Mariana Carvalho, o diretor do IFMT Professor Alcindo José Dal Piva, e demais lideranças debateram a criação de um aplicativo que promete mudar, de forma inovadora, a relação entre gestão pública e comunidade.
A iniciativa partiu da vereadora Mariana Carvalho, que apresentou à gestão municipal a proposta de desenvolver uma ferramenta tecnológica que unisse agilidade, transparência e acessibilidade. A sugestão foi prontamente acolhida pelo Executivo, que encontrou no IFMT e no deputado federal Rodrigo da Zaeli parceiros estratégicos para tirar a ideia do papel.
Com cara de WhatsApp e alma de serviço público eficiente, a nova plataforma será simples, intuitiva e acessível a todos — do idoso à criança. A ideia é romper barreiras físicas e burocráticas, e aproximar, de maneira efetiva, os serviços da Prefeitura da população. A iniciativa é uma parceria entre o município, o Instituto Federal de Mato Grosso e o deputado federal Rodrigo da Zaeli, que já sinalizou a possibilidade de destinar emendas parlamentares para o projeto.
Segundo o prefeito Sérgio Manchnic, esse é o momento de “sair da era do papel e entrar definitivamente no mundo digital. A proposta é que, até o final do ano, toda nossa gestão funcione de forma online”.
Ele ainda ressaltou que “o aplicativo vai facilitar, por exemplo, que o cidadão envie uma foto de uma lâmpada queimada ou buraco na rua, com localização automática”. E o mais importante: ele receberá a confirmação de que a demanda foi resolvida. “É agilidade, transparência e cidadania”.
Para a vereadora Mariana Carvalho, o projeto é um reflexo da escuta popular e da necessidade de modernizar a relação entre população e poder público. “Esse aplicativo nasce da escuta da população. As pessoas querem respostas rápidas, querem ser ouvidas e querem participar da construção da cidade. É isso que estamos propondo: uma ferramenta simples, que coloca a Prefeitura na palma da mão do cidadão”, destacou.
Segundo Claudemir Públio Júnior, professor de programação da IFMT, o app será funcional até mesmo sem internet. O sistema irá operar offline e, assim que conectado à rede, enviará automaticamente as informações para as secretarias responsáveis. A proposta é permitir que todos os serviços prestados pela Prefeitura estejam a um clique de distância, com integração entre todas as áreas, como saúde, educação, agricultura, fazenda, entre outras.
O professor Frederico Ferreira Martins também destacou a importância das parcerias entre o IFMT e o poder público, citando como exemplo o “Observatório” — uma plataforma que reúne dados relevantes sobre o município e que já demonstrou, na prática, como a tecnologia pode contribuir para a gestão. “O Observatório é um exemplo de como projetos desenvolvidos em conjunto com as instituições podem trazer resultados concretos para a cidade. Agora, com o aplicativo, estamos iniciando mais um projeto promissor”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Evaldo Takizawa, chamou atenção para a segurança digital: “Os dados serão protegidos com criptografia e o acesso será seguro, com autenticação via Gov.BR, garantindo sigilo e confiança.”
Além de ouvir a população, o aplicativo trará ferramentas úteis para o setor empresarial. Por meio dele, será possível emitir guias de pagamento, consultar alvarás e regularizar situações com mais agilidade, o que deve impactar positivamente a arrecadação do município.
O prazo para o desenvolvimento é de nove meses, mas em breve será possível conhecer o funcionamento do projeto-piloto. A expectativa é que a iniciativa nascida em Primavera do Leste se torne referência para todo o estado de Mato Grosso.
“Primavera cresceu e continua crescendo. Mas é hora de fazer os serviços públicos acompanharem esse ritmo. E a tecnologia é nossa principal aliada nesse processo”, reforçou o prefeito.
Machnic ainda afirmou que “a gestão municipal mostra, mais uma vez, que está empenhada em inovar e tornar o acesso aos serviços públicos mais humano, rápido e eficiente. Porque quando a Prefeitura se conecta com o cidadão, todos ganham”