menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Prefeitura de Primavera realiza ação com cuidados sociais e de saúde para pessoas em situação de rua

Ao longo do dia, cerca de 80 indivíduos foram abordados e encaminhados para o Albergue Municipal.

Coordenadoria de Comunicação / Produção e reportagem: Gabriel Caldas / Edição: Hernandes Cruz - 05/12/2023

Prefeitura de Primavera realiza ação com cuidados sociais e de saúde para pessoas em situação de rua

Nesta terça-feira (5), a Prefeitura de Primavera realizou uma abordagem social oferecendo suporte às pessoas em situação de rua na cidade. Com a participação da Secretaria da Saúde, Assistência Social, forças de segurança, voluntários e diversas entidades, essa ação foi uma resposta diante do aumento significativo de indivíduos nessa condição. Ao longo do dia, cerca de 80 pessoas foram abordadas e encaminhadas ao Albergue Municipal.

A ação teve início por volta das 4h30 da manhã e se estendeu ao longo do dia, contemplando áreas-chave como a Pista de Caminhada, rodoviária e Feira Municipal. As abordagens foram conduzidas de maneira criteriosa, primeiramente pela polícia para garantir a segurança, seguida pela assistência social, que encaminhou os indivíduos para o transporte voluntário em direção ao Albergue Municipal.

A Secretária de Assistência Social, Leninha Riva, destaca a urgência da intervenção, ressaltando que a cidade vem enfrentando um aumento expressivo no número de moradores em situação de rua. Essa ação foi planejada para oferecer suporte imediato, encaminhando-os ao abrigo para triagem.

Aqueles que desejam retornar às suas cidades serão direcionados, enquanto os que necessitam de intervenção serão encaminhados a clínicas de recuperação ou terapêuticas. Riva explica que a Secretaria de Saúde realiza triagens e testes rápidos, identificando enfermidades imediatas e disponibilizando especialistas como psicólogos e psiquiatras para encaminhar internações, tanto voluntárias quanto compulsórias, bem como médicos para atender às necessidades desses indivíduos de maneira completa durante a ação.

O vice-prefeito, Ademir Goes, destaca que a equipe de assistência social já realiza esse tipo de trabalho ao longo do ano, embora nem todos os indivíduos estejam dispostos a receber ajuda. Para abordar essa questão, foi realizada uma reunião com representantes do Ministério Público, Judiciário, Promotoria e forças de segurança.

Goes reforçou que a intervenção visou não apenas retirar os moradores das ruas, mas também oferecer triagem, tratamento e assistência ampla. A ação inclui a oferta de documentos para aqueles que necessitam, apoio para o retorno às suas famílias e lares, além de auxílio direcionado para aqueles que estão em necessidade. E ainda, foram ofertadas vagas de emprego, através do SINE (Sistema Nacional de Emprego).

A gestão municipal demonstra não apenas preocupação com a população economicamente ativa, mas também com os menos favorecidos, oferecendo apoio constante e verificando as necessidades desses indivíduos em situação delicada. Muitos acabaram nessa condição por problemas pessoais, familiares ou dependência química, e a cidade está comprometida em fornecer apoio e oportunidades para aqueles que necessitam reconstruir suas vidas.


Confira um pouco de como foi a ação:
 

Veja também:

Secretaria de Assistência Social realiza “Semana da Mulher” nos CRAS de Primavera do Leste

Primavera do Leste sedia curso regional de feridas e curativos complexos

Seleção Brasileira de Canoagem começa a treinar em Primavera do Leste

Primavera do Leste tem agenda cultural no fim de semana com atrações diversificadas

Projeto “IR, para incluir” entrega 91 equipamentos novos para pessoas com deficiência em Primavera do Leste

Equipes de saúde bucal de Primavera do Leste realizam mais de 60 mil procedimentos no ano de 2023

Secretaria de Saúde efetua mais de 3 mil atendimentos no mutirão da ESF Jardim Veneza

Prefeitura inicia a entrega de mais de 12 mil kits escolares para estudantes da rede municipal

Assistência Social começa a distribuição de cestas básicas arrecadadas no Primafolia 2024

Agenda cultural de Primavera do Leste está repleta de atrações no fim de semana

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333