Maior edição do Festival Velha Joana entrega 196 prêmios

Durante 10 dias, festival movimentou Primavera do Leste com a apresentação de quase 70 peças.

Coordenadoria de Comunicação - 27/11/2023

Fred Gustavos
Maior edição do Festival Velha Joana entrega 196 prêmios

“Foram 10 dias de muito trabalho, uma carga horária de trabalho de 20 horas, quase 70 apresentações em 10 dias, uma média de 600 pessoas que passaram pelo palco, e um atendimento que chega 12 mil pessoas, com grupos de todas as regiões do pais. Esse é o maior festival do país sem dúvidas”, foi assim que o secretário de Cultura de Primavera do Leste resumiu a 17ª edição do Festival Velha Joana, que foi realizado em Primavera do Leste, entre os dias 17 e 26 de novembro.

A diversidade das peças apresentadas foi um dos destaques do festival, que este ano reuniu artistas e companhias de todo Brasil. Apresentação de dança, palhaçaria, teatro de sombras e musicais, passaram pelos palcos do Teatro Municipal, Centro Cultural e até mesmo por praças da cidade. Sempre atraindo uma grande quantidade de público.

“Foi lindo, foi recheada a programação e foi para todos os públicos. Com toda a certeza podemos dizer que esse foi o maior festival que fizemos até hoje, tanto em relação ao número de artistas, como de público também”, ressaltou a representante da Associação de Teatro de Primavera do Leste, Ana Dorst.

Além da vasta opção de peças, o que também chamou a atenção foi a possibilidade de ver no mesmo palco tanto artistas com anos de carreira, como outros que estavam iniciando.

“Recebemos espetáculos que estão circulando em todo Brasil. Vimos em um mesmo palco artistas que estavam começando, assim como grupos que já estão na estrada há quase 20 anos. E isso traz uma felicidade enorme. Pois mostramos para as acrianças que é possível sonhar e principalmente realizar sonhos”, ressaltou Lana.

E o resultado não poderia ser diferente, 196 prêmios. A entrega da premiação ocorreu na noite de domingo (26), casa cheia para conhecer quem seriam os destaques da noite, que foi repleta de emoção e reconhecimento. Que encanta até mesmo quem está acostumado a participar de festivais em todo Brasil.

“Eu sou de São Paulo e sempre tenho a chance de conhecer como tem gente boa espalhada pelo Brasil. Mas quando chego em Primavera, o que vemos aqui é insuperável, não há como não ficar arrebatado. São crianças e jovens envolvidos de corpo e alma com o teatro, ajudando a fazer tudo. É sempre um emoção nova, emoção o tempo todo”, descreveu Dib Carneiro Neto, crítico de peças para a infância. Que veio à Primavera do Leste, especialmente para avaliar as peças apresentadas no Velha Joana.

Entre os premiados está Jean Carlos, ele é professor, músico e aluno da Escola Municipal de Teatro, e teve a oportunidade de cuidar da sonoplastia de algumas peças apresentadas e voltou para casa com muitos troféus e a satisfação de ter contribuído de alguma forma com os grupos que se apresentaram.

“Eu fui convidado por alguns professores a fazer a sonoplastia. Eu contribuí com nove peças e achei muito legal, eles são muito criativos e estimulam a gente a criar também”.

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, esteve na premiação e destacou a importância da cultura, tanto para a economia como para a transformação social.

“Para se ter uma ideia, encerramos o Velha Joana, e agora vem a Expo Primavera. Depois tem a programação de natal e ano novo. Então movimenta de certa forma toda uma cadeia econômica. Mas muito mais que uma ferramenta econômica, a principal finalidade é ser instrumento e transformação social”, disse Bortolin.

Transformação essa, que ficou muito visível nos 10 dias de Velha Joana. “É um festival que não importa muito quem é o melhor. O que importa, é o que estão aprendendo aqui. Não é um festival competitivo, o que importa é a festa a arte. Sem sombras de dúvidas é um exemplo para o Brasil”, finalizou Dib Carneiro.

PREMIAÇÃO

Os premiados foram na categoria infância: , Escola Municipal de Teatro - Polo Primavera 2 - Grupo Pipoca Colorida. Repintando, Escola Municipal de Teatro - Polo Cras Ivone Agnes.  Pra ninguém se esquecer de Mariana, Escola Municipal de Teatro - Polo Cras Mabília dos Santos Furtado.

Na categoria Juvenil Adulto: Miau, Escola Municipal de Teatro - Grupo Solares Cacemba - Polo Primavera 2. Reticências e Etc…, Escola Municipal de Teatro - Polo Escola Paulo Freire. Como os nossos pais - Escola Municipal de Teatro - Polo Centro/Alda G. Scopel

Foram ainda distribuídos 192 destaques individuais.