Desrespeito à sinalização de trânsito compromete segurança e patrimônio em Primavera do Leste

Mesmo com implementação do maior programa de sinalização de Primavera e campanhas de conscientização, motoristas seguem desrespeitando às leis de trânsito.

Coordenadoria de Comunicação - 25/10/2023

Na interseção da Avenida São Paulo com a Piracicaba, no centro de Primavera do Leste, um caminhão baú com câmara fria colidiu, nesta semana, com um viaduto devido à sua altura não permitida. Esse incidente, que causou danos significativos, não é um caso isolado, mas sim parte de uma tendência preocupante que continua desafiando as autoridades locais, apesar dos esforços intensivos de sinalização.

Carlos Venâncio dos Santos, coordenador da CMTU, enfatiza que, apesar de haver sinalizações claras que indicam a altura máxima permitida (3,90 metros), o desrespeito por parte do condutor resultou em danos significativos à estrutura. "Ações imprudentes como essa não prejudicam apenas a infraestrutura da cidade, mas também colocam em risco a vida de muitos", ressalta.

Fabiano Rodrigues, Responsável técnico pela equipe de fiscalização de trânsito por videomonitoramento, destaca que o desrespeito às regras de trânsito, especialmente em relação à sinalização de altura em viadutos, é uma infração gravíssima. Isso não apenas resulta em multas e na perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas também representa um risco real de acidentes, que em alguns casos podem ser fatais. Além disso, causar danos ao patrimônio público configura um crime, conforme estabelecido pelo artigo 163 do Código Penal, sujeitando o infrator a consequências jurídicas severas.

A sinalização abrange toda a cidade, e não há desculpa para não observá-la. Tanto é assim que a Prefeitura e a CMTU implementaram o maior programa de sinalização da história local em 2022, instalando 9.362 placas em 49 bairros. Esse projeto completo inclui desde faixas de pedestres até áreas exclusivas para veículos de emergência, com o objetivo de manter a ordem e a segurança no trânsito municipal.

"Essas iniciativas refletem nosso compromisso em preservar vidas e o patrimônio coletivo. No entanto, a colaboração dos motoristas é essencial, respeitando a sinalização e as leis de trânsito," afirma Carlos dos Santos.

Fotos: