Objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, visando a retomada das altas taxas de imunização em Primavera do Leste e em todo MT.
A campanha de Multivacinação, que começou neste sábado, 9 de setembro, inclui a vacinação contra várias doenças, como a poliomielite, hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a Covid-19. A atualização das cadernetas de vacinação estará disponível em todas as unidades de saúde do município até o dia 23 de setembro.
Esta ação é crucial para manter o Brasil livre de doenças que já haviam sido erradicadas.
Além disso, nos dias 16 e 23 de setembro, estão programados os "Dias D", proporcionando mais oportunidades para os pais levarem seus filhos para serem vacinados.
Ampliar a cobertura vacinal é uma meta Secretaria de Saúde
O Secretário de Saúde, Eraldo Fortes, destaca que ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes tem sido uma das metas em destaque da sua secretaria.
Para isso, as equipes vêm trabalhando de forma contínua na estruturação dos serviços e na ampliação da oferta de imunobiológicos, não só para estes grupos específicos, mas também para toda a população. Além de equipar as salas de vacina das unidades básicas com equipamentos e insumos adequados.
Vale destacar que município inaugurou a Central de Imunização, como forma de qualificar e garantir o abastecimento de toda a rede de imunização do município e foi premiado, recentemente com selo prata do projeto Imuniza Mais MT, promovido pela SES-MT, um reconhecimento destas ações promovidas por Primavera do Leste.
Desde o início do segundo semestre de 2023, sob a coordenação da Vigilância Epidemiológica/Imunização e Atenção Primária à Saúde, as estratégias de imunização têm sido intensificadas:
• Além das equipes de enfermagem, que rotineiramente estão à frente dos serviços, nos meses de julho e agosto, os Agentes Comunitários de Saúde de todos os ESF´s receberam capacitação sobre imunização;
• A vacinação para todos os públicos foi incluída no atendimento noturno, ofertado de segunda a sexta-feira até à meia noite, no ESF 11 – bairro Buritis.
• Ofertadas vacinas em diversas atividades externas. Exemplo: vacinação na zona rural, no bailinho de domingo, eventos, etc.;
• Ampliação da educação em saúde relacionada à importância da vacinação por meio de rodas de conversa e divulgação em diferentes mídias (redes sociais, painéis de empresas parceiras);
• Em 28/08, a estratégia da “Carreta Vacinação” forneceu 280 cortesias para crianças que estavam com carteira de vacina em dia ou que atualizaram no dia da ação;
• Estratégia de vacinação na escola, com a presença e/ou autorização dos pais, que teve início dia 04 e se estenderá por todo o mês de setembro;
• Divulgação impressa e digital da lista de vacinas recomendadas ao nascer até menores de 15 anos;
• Divulgação da campanha durante a abertura dos JESP´s – Jogos Escolares Primaverenses de 2023, no Ginásio Pianão;
• A Campanha Nacional de Multivacinação, que em Mato Grosso tem início hoje (09) e finaliza no dia 23, terá dois dias de mobilização (16 e 23/09);
Eraldo explica que não existe um número específico de crianças e adolescentes a serem vacinados, visto que o objetivo da campanha é proteger este público através da atualização do cartão de vacinas, a execução de estratégias contínuas de fortalecimento da imunização, além das ações pontuais, são maneiras de alcançar os diferentes públicos e buscar atingir as metas das coberturas vacinais previstas no Programa Nacional de Imunização.