menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Inicia hoje em Primavera do Leste a Campanha de Multivacinação

Objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, visando a retomada das altas taxas de imunização em Primavera do Leste e em todo MT.

Coordenadoria de Comunicação - 09/09/2023

Inicia hoje em Primavera do Leste a Campanha de Multivacinação
A campanha de Multivacinação, que começou neste sábado, 9 de setembro, inclui a vacinação contra várias doenças, como a poliomielite, hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a Covid-19. A atualização das cadernetas de vacinação estará disponível em todas as unidades de saúde do município até o dia 23 de setembro. 
 
Esta ação é crucial para manter o Brasil livre de doenças que já haviam sido erradicadas.
 
Além disso, nos dias 16 e 23 de setembro, estão programados os "Dias D", proporcionando mais oportunidades para os pais levarem seus filhos para serem vacinados.
 
Ampliar a cobertura vacinal é uma meta Secretaria de Saúde 
 
O Secretário de Saúde, Eraldo Fortes, destaca que ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes tem sido uma das metas em destaque da sua secretaria. 
 
Para isso, as equipes vêm trabalhando de forma contínua na estruturação dos serviços e na ampliação da oferta de imunobiológicos, não só para estes grupos específicos, mas também para toda a população. Além de equipar as salas de vacina das unidades básicas com equipamentos e insumos adequados.
 
Vale destacar que município inaugurou a Central de Imunização, como forma de qualificar e garantir o abastecimento de toda a rede de imunização do município e foi premiado, recentemente com selo prata do projeto Imuniza Mais MT, promovido pela SES-MT, um reconhecimento destas ações promovidas por Primavera do Leste. 
 
Desde o início do segundo semestre de 2023, sob a coordenação da Vigilância Epidemiológica/Imunização e Atenção Primária à Saúde, as estratégias de imunização têm sido intensificadas: 
 
• Além das equipes de enfermagem, que rotineiramente estão à frente dos serviços, nos meses de julho e agosto, os Agentes Comunitários de Saúde de todos os ESF´s receberam capacitação sobre imunização;
 
• A vacinação para todos os públicos foi incluída no atendimento noturno, ofertado de segunda a sexta-feira até à meia noite, no ESF 11 – bairro Buritis.
• Ofertadas vacinas em diversas atividades externas. Exemplo: vacinação na zona rural, no bailinho de domingo, eventos, etc.;
 
• Ampliação da educação em saúde relacionada à importância da vacinação por meio de rodas de conversa e divulgação em diferentes mídias (redes sociais, painéis de empresas parceiras);
 
• Em 28/08, a estratégia da “Carreta Vacinação” forneceu 280 cortesias para crianças que estavam com carteira de vacina em dia ou que atualizaram no dia da ação;
 
• Estratégia de vacinação na escola, com a presença e/ou autorização dos pais, que teve início dia 04 e se estenderá por todo o mês de setembro;
 
• Divulgação impressa e digital da lista de vacinas recomendadas ao nascer até menores de 15 anos;
  
• Divulgação da campanha durante a abertura dos JESP´s – Jogos Escolares Primaverenses de 2023, no Ginásio Pianão;
 
• A Campanha Nacional de Multivacinação, que em Mato Grosso tem início hoje (09) e finaliza no dia 23, terá dois dias de mobilização (16 e 23/09);
 
Eraldo explica que não existe um número específico de crianças e adolescentes a serem vacinados, visto que o objetivo da campanha é proteger este público através da atualização do cartão de vacinas, a execução de estratégias contínuas de fortalecimento da imunização, além das ações pontuais, são maneiras de alcançar os diferentes públicos e buscar atingir as metas das coberturas vacinais previstas no Programa Nacional de Imunização.

Veja também:

Estudantes competem em diferentes modalidades esportivas nos Jogos Escolares Primaverenses

Judocas de Primavera do Leste conquistam terceira colocação na 1ª etapa estadual do campeonato de Judô em Juína-MT

Primavera do Leste tem fim de semana agitado com Circuito Rock, Bailinho e MPB no Lago

SINE de Primavera do Leste promove mutirão do emprego no dia 30 de abril

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333