Conferência Municipal de Cultura de Primavera do Leste será no dia 31 de agosto

Participação popular é importante para debater melhorias nas políticas públicas.

Coordenadoria de Comunicação - 18/08/2023

Conferência Municipal de Cultura de Primavera do Leste será no dia 31 de agosto

A Conferência Municipal de Cultura de Primavara do Leste já tem data marcada, e acontece no dia 31 de agosto, às 18h, no Teatro Municipal.

As Conferências são as principais instâncias das leis de cultura, são nesses espaços que são modificadas e acrescidas, ou seja, momento único para os interessados reivindicarem melhorias e políticas públicas de suas áreas e segmentos que serão encaminhadas para a Câmara Municipal e transformadas em lei ou revistas nas leis já existentes.

“Estamos muito empolgados com a revisão da lei do Plano de Cultura e com a avaliação do que avançamos e do que precisamos melhorar”, comenta Luiz Ipólito, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Estão convidados para participar a classe artística, seja teatro, dança, artes visuais, audiovisual, cultura tradicional, artesanato, culturas urbanas, patrimônio e memória, comunidades minorizadas e economia criativa para debaterem demandas e proposituras do Plano Municipal de Cultura, eleger o novo Conselho Municipal e escolher os delegados que representarão Primavera do Leste na Conferência Estadual de Cultura.

Será selecionado 5% dos presentes como delegados para a Conferência Estadual de Cultura, de onde serão escolhidos delegados para a Conferência Nacional, que estão envolvidos em práticas culturais que impactarão nas políticas de fomento municipal, estadual e nacional nos próximos 10 anos.

“Quando falamos em Cultura e indústria da Cultura, existem inúmeros segmentos que geralmente nem sabem que fazem parte: Fotógrafos, produtores, designers, cozinheiros, artesãos, técnicos de som, técnicos de luz, publicitários, arquitetura, empreendimentos criativos (lojas de bijuterias artesanais, chinelos, bolsas, alimentos... Todos fazem parte e possuem políticas de fomento para o desenvolvimento de suas práticas. Por isso, é de suma importância a participação,” salienta o secretário de Cultura, Wanderson Lana.

“As Conferências são de suma importância porque queremos ouvir os principais interessados para pensarmos em políticas públicas que impactem de maneira positiva a população e garanta qualidade de vida para o nosso povo e, principalmente, ações que tirem crianças e adolescentes do caminho da violência”, justifica o prefeito em exercício Ademir Goes.

O Teatro Municipal fica na Avenida Brasil, 314, no Bairro Castelândia, não fique de fora dessa.

Mais informações pelo e-mail: [email protected] ou nas páginas da Secult e no facebook: @secultpva.