menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Prefeitura e entidades pressionam Águas de Primavera para resolver problema de abastecimento no município

Agência assegura que não enfrenta crise hídrica, mas sim desafios na pressão do abastecimento e promete resolver até domingo.

Coordenadoria de Comunicação - 15/08/2023

Prefeitura e entidades pressionam Águas de Primavera para resolver problema de abastecimento no município

Nesta terça-feira (15), a prefeitura de Primavera do Leste e diversas entidades locais se reuniram no sindicato rural, buscando soluções para a falta de água em Primavera do Leste. O foco das discussões foi a Agência Águas de Primavera.

O prefeito em exercício, Ademir Goes, enfatizou a importância de atender ao contrato vigente, destacando a necessidade de prestação de serviço sem desvios. Segundo ele, as promessas anteriores não foram cumpridas.

“Estamos aqui para dar uma resposta para a sociedade sobre o problema de falta de água e cobrar que o serviço seja prestado, em cima do contrato que já existe. Nós não somos moleques, eles fizeram uma reunião comigo na quinta-feira e falaram que estava tudo resolvido e não tinha nada resolvido,” destaca.

Toninho Filho, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, e Presidente do Conselho de Saneamento Básico, apontou que o conselho é composto por algumas entidades e foi criado junto com concessão para a Águas de Primavera. O conselho supervisionava o contrato, mas a responsabilidade foi posteriormente transferida para a AGER, a agência reguladora. Diante da ineficácia atual, o conselho comunicou a AGER, que agora deverá tomar medidas cabíveis.

Toninho explicou que, segundo a lei, a concessão pode ser interrompida se a empresa acumular 35 pontos, que são acumulados de acordo com o serviço prestados de forma ineficientes. Recentemente, 14 pontos foram contabilizados. O conselho retomará a notificação e encaminhará as queixas diretamente ao Ministério Público para reforçar a execução contratual.

No entanto, Toninho ressalta que a população também deve contribuir. Apenas cinco reclamações foram oficialmente registradas. Ele explicou o processo de denúncia e aplicação de multas. “O procedimento correto é fazer uma reclamação na Águas de Primavera e pegar o protocolo. Não tendo resolutividade, é preciso ligar na AGER e assim, será feita a aplicação da multa.”

O diretor-presidente da Águas de Primavera, Arildo Viana, respondeu questionamentos e afirmou não haver crise em Primavera do Leste. “Não há problema de crise hídrica, não é problema de estiagem. A água que hoje existe na cidade é suficiente para o abastecimento da população e desenvolvimento do município”, garante o funcionário.

Segundo Arildo, muitas reclamações sobre qualidade partiram de usuários sem caixas d'água, o que afeta o processo de tratamento de água.

E o que de fato aconteceu, de acordo com Viana, é que após as denúncias de água imprópria foi necessário interromper o sistema, limpar a rede e aguardar a recuperação do mesmo, contudo, isso gerou problemas de pressão que levam a instabilidade no abastecimento, com apenas 50% a 70% da pressão ideal e momentos críticos.

Essa manutenção ocorreu de 9 a 11 de agosto, afetando especialmente as áreas que ficam localizadas nos “pontos de rede”, porque o primeiro abastecimento é para as regiões mais próximas dos poços e depois para o restante do município. Mas para minimizar essa escassez, o presidente da agência afirmou que a concessionária disponibilizou caminhões-pipa e bombas pressurizadoras, desde o dia 8. Inclusive, ainda estão disponíveis para quem se sentir lesado.

Ele explicou que a comunicação da interrupação do abastecimento foi realizada por meio de carros de som, sites, gravações em veículos de comunicação e notas em grupos de WhatsApp, admitindo que poderia ter sido melhor, já que muitos moradores afirmaram não terem sido informados.

Arildo Viana encerrou garantindo que a partir de hoje todas as residências irão receber água e prometeu que a pressão estará totalmente regularizada até domingo.

Veja também:

Primavera do Leste sedia curso regional de feridas e curativos complexos

Seleção Brasileira de Canoagem começa a treinar em Primavera do Leste

Primavera do Leste tem agenda cultural no fim de semana com atrações diversificadas

Projeto “IR, para incluir” entrega 91 equipamentos novos para pessoas com deficiência em Primavera do Leste

Equipes de saúde bucal de Primavera do Leste realizam mais de 60 mil procedimentos no ano de 2023

Secretaria de Saúde efetua mais de 3 mil atendimentos no mutirão da ESF Jardim Veneza

Prefeitura inicia a entrega de mais de 12 mil kits escolares para estudantes da rede municipal

Assistência Social começa a distribuição de cestas básicas arrecadadas no Primafolia 2024

Agenda cultural de Primavera do Leste está repleta de atrações no fim de semana

Secretaria de Saúde divulga informativo epidemiológico do mês de janeiro

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333