menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Prefeitura e entidades pressionam Águas de Primavera para resolver problema de abastecimento no município

Agência assegura que não enfrenta crise hídrica, mas sim desafios na pressão do abastecimento e promete resolver até domingo.

Coordenadoria de Comunicação - 15/08/2023

Prefeitura e entidades pressionam Águas de Primavera para resolver problema de abastecimento no município

Nesta terça-feira (15), a prefeitura de Primavera do Leste e diversas entidades locais se reuniram no sindicato rural, buscando soluções para a falta de água em Primavera do Leste. O foco das discussões foi a Agência Águas de Primavera.

O prefeito em exercício, Ademir Goes, enfatizou a importância de atender ao contrato vigente, destacando a necessidade de prestação de serviço sem desvios. Segundo ele, as promessas anteriores não foram cumpridas.

“Estamos aqui para dar uma resposta para a sociedade sobre o problema de falta de água e cobrar que o serviço seja prestado, em cima do contrato que já existe. Nós não somos moleques, eles fizeram uma reunião comigo na quinta-feira e falaram que estava tudo resolvido e não tinha nada resolvido,” destaca.

Toninho Filho, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, e Presidente do Conselho de Saneamento Básico, apontou que o conselho é composto por algumas entidades e foi criado junto com concessão para a Águas de Primavera. O conselho supervisionava o contrato, mas a responsabilidade foi posteriormente transferida para a AGER, a agência reguladora. Diante da ineficácia atual, o conselho comunicou a AGER, que agora deverá tomar medidas cabíveis.

Toninho explicou que, segundo a lei, a concessão pode ser interrompida se a empresa acumular 35 pontos, que são acumulados de acordo com o serviço prestados de forma ineficientes. Recentemente, 14 pontos foram contabilizados. O conselho retomará a notificação e encaminhará as queixas diretamente ao Ministério Público para reforçar a execução contratual.

No entanto, Toninho ressalta que a população também deve contribuir. Apenas cinco reclamações foram oficialmente registradas. Ele explicou o processo de denúncia e aplicação de multas. “O procedimento correto é fazer uma reclamação na Águas de Primavera e pegar o protocolo. Não tendo resolutividade, é preciso ligar na AGER e assim, será feita a aplicação da multa.”

O diretor-presidente da Águas de Primavera, Arildo Viana, respondeu questionamentos e afirmou não haver crise em Primavera do Leste. “Não há problema de crise hídrica, não é problema de estiagem. A água que hoje existe na cidade é suficiente para o abastecimento da população e desenvolvimento do município”, garante o funcionário.

Segundo Arildo, muitas reclamações sobre qualidade partiram de usuários sem caixas d'água, o que afeta o processo de tratamento de água.

E o que de fato aconteceu, de acordo com Viana, é que após as denúncias de água imprópria foi necessário interromper o sistema, limpar a rede e aguardar a recuperação do mesmo, contudo, isso gerou problemas de pressão que levam a instabilidade no abastecimento, com apenas 50% a 70% da pressão ideal e momentos críticos.

Essa manutenção ocorreu de 9 a 11 de agosto, afetando especialmente as áreas que ficam localizadas nos “pontos de rede”, porque o primeiro abastecimento é para as regiões mais próximas dos poços e depois para o restante do município. Mas para minimizar essa escassez, o presidente da agência afirmou que a concessionária disponibilizou caminhões-pipa e bombas pressurizadoras, desde o dia 8. Inclusive, ainda estão disponíveis para quem se sentir lesado.

Ele explicou que a comunicação da interrupação do abastecimento foi realizada por meio de carros de som, sites, gravações em veículos de comunicação e notas em grupos de WhatsApp, admitindo que poderia ter sido melhor, já que muitos moradores afirmaram não terem sido informados.

Arildo Viana encerrou garantindo que a partir de hoje todas as residências irão receber água e prometeu que a pressão estará totalmente regularizada até domingo.

Veja também:

Estudantes competem em diferentes modalidades esportivas nos Jogos Escolares Primaverenses

Judocas de Primavera do Leste conquistam terceira colocação na 1ª etapa estadual do campeonato de Judô em Juína-MT

Primavera do Leste tem fim de semana agitado com Circuito Rock, Bailinho e MPB no Lago

SINE de Primavera do Leste promove mutirão do emprego no dia 30 de abril

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333