Prefeitura de Primavera do Leste anuncia nesta quinta-feira (10) o Programa "Melhor em Casa"

A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças.

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 09/08/2023

Prefeitura de Primavera do Leste anuncia nesta quinta-feira (10) o Programa

Em uma Coletiva de Imprensa, será anunciado o Serviço de Atenção Domiciliar – Melhor em Casa. Contaremos com a presença do Prefeito em Exercício Ademir Goes, o Secretário de Saúde, Eraldo Fortes, e toda a equipe compõe o Programa Melhor em Casa.

A Coletiva de Imprensa ocorrerá no Paço Municipal da Prefeitura de Primavera do Leste, permitindo que profissionais da mídia e a população em geral conheçam o Programa e entendam como ele será empregado na rede de saúde.

Sobre o Programa:

A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.

Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado de maneira mais espaçada, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas Equipes Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e de Apoio (EMAP), do Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.

A atenção domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.

Serviço:

*O quê: Coletiva de Imprensa para o anúncio do Serviço de Atenção Domiciliar – Melhor em Casa

*Onde: Paço municipal da Prefeitura de Primavera do Leste

*Quando: Quinta-feira, 10 de agosto de 2023