Agosto Lilás: Primavera do Leste se mobiliza em campanha contra a violência à mulher

Um mês inteiro de ações e eventos educativos promovidos por diversas organizações locais, com foco na conscientização e no combate à violência contra a mulher

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 02/08/2023

A campanha Agosto Lilás, dedicada à prevenção e ao combate à violência contra a mulher, foi oficialmente lançada em Primavera do Leste na última terça-feira (1). A iniciativa é um esforço conjunto de várias organizações locais, incluindo a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Assistência Social, a Sala da Mulher, a 22º Sub Seção da OAB em Primavera, o Poder Judiciário, a Polícia Civil e Militar e o Conselho da Mulher.

O mês de agosto, conforme a Lei 14.448/22, será marcado por ações de conscientização sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, com o objetivo de estimular a população a se engajar ativamente no combate a essa violência e incentivar as denúncias de agressão.

Os números atuais são alarmantes: No Brasil, 30 mulheres sofrem agressão física por hora, uma menina ou mulher é estuprada a cada 10 minutos, três mulheres são vítimas de feminicídio por dia e uma travesti ou mulher trans é assassinada a cada dois dias, segundo a plataforma Violência contra as Mulheres em Dados.

Confira a programação do Agosto Lilás em Primavera do Leste:

• 04/08, 16:30 h - Pit Stop na Av. Cuiabá (frente Primacredi).
  • 07/08, 8:00hs - Cras Mabilia, Rua Cajuerio, 903 -Pva Ill.
  • 08/08, 8:00hs - Cras Extensão Mabília, Rua Garça, 24 - Tuiuiú.
  • 09/08, 8:00hs - Cras Jonas, Av Ângelo Ravanello, 335 - JD. Progresso.
  • 09/08, 14:00hs - Saúde no ESF 16 Central Rural.
  • 10/08, 8:00hs - Cras Ivone, Rua Arlindo Cornelli, 473 - PQ. Eldorado.
  • 11/08, 8:00hs - Fórum no IFMT.
  • 15/08, 12:00hs - Papo para Mulher no Mirante.
  • 17/08, 18:30hs - Pit Stop com Teatro na Faculdade.
  • 23/08, 9:00hs - Sala da Mulher na Câmara Vereadores.
  • 25/08, 16:00hs - Inauguração Ong na Av São João.
  • 31/08, 19:00hs - Mulheres com Causa na OAB.

A participação em massa da população nessas ações é fundamental para ampliar o alcance da campanha e engajar mais pessoas na luta contra a violência à mulher. Em Agosto, somos todos Lilás. Venha somar forças conosco nesse movimento!