Moto Clube Cavaleiros Negros: a paixão pelas duas rodas une a comunidade primaverense

O clube tem brasão, estatuto, organização e muito estilo. Movimentam o comércio local com a aquisição de acessórios para motos e para o visual. Se reúnem em restaurantes, bares e lanchonete

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 27/07/2023

Já entrou nesse papo sobre quantas cilindradas tem uma moto? Claro, você sempre vê umas motos mais simples circulando, como a Honda Biz ou a CG. Mas quando o assunto são feras como BMW R 1200, Ducati Monster 1100, Honda CB 650R e outras, aí a conversa ganha outra dimensão.

Essas máquinas de alta cilindrada têm preço salgado, custando entre R$ 40.000 e R$ 100.000. É um hobby que requer investimento pesado.

Mas quem disse que ter uma motona serve só para dar rolê? Em Primavera do Leste, um grupo de parças decidiu em 2009 que era hora de juntar a galera para além do passeio, para trocar ideias e curtir uma confraternização.

"Eu, o Neurisvan Aguiar, o Lucas Buss, o Jair, o Carlos (Kaká), Leonides e Jubaír, resolvemos que todo domingo seria dia de acelerar nossas motos com as esposas, visitando cidades vizinhas e balneários. A vibe foi tão boa que decidimos ampliar essa paixão, convidando mais amigos, e assim nasceu o Moto Clube Cavaleiros Negros", explica o presidente dos Cavaleiros, Vilmar Pichek Borges.

A galera foi crescendo com o passar dos anos, e os Cavaleiros e Cavaletes (as esposas) decidiram em 2011 dar um upgrade, transformando o clube em uma associação. E logo conquistaram o reconhecimento de utilidade pública, oficializando seu papel social e ambiental.

Hoje, o Moto Clube Cavaleiros Negros reúne 60 loucos por duas rodas, que aceleram suas motos em eventos o ano todo. Além de coletar alimentos, brinquedos e cobertores para doar a entidades sociais, eles plantam árvores em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e organizam a maior festa de Primavera, com exposição de motos e rock'n'roll, no já tradicional 'Moto Encontro', que está em sua sexta edição.

O presidente Vilmar ressalta o compromisso dos Cavaleiros com a comunidade de Primavera do Leste, com ações sociais e ambientais.

"Unimos as habilidades de cada membro para realizar as atividades. Somos um clube plural, com empresários, servidores públicos, profissionais da educação, da saúde, engenheiros, entre outros."

Com o tempo, essa grande família virou uma verdadeira irmandade. Em termos de organização, número de pessoas, ações, o Moto Clube Cavaleiros Negros é considerado um dos maiores do Mato Grosso, e já tem prestígio nacional.

"As motos são os meios, mas não o fim. Para nós, representam liberdade, companheirismo e união. Mesmo quem não tem moto sai das nossas reuniões querendo uma, não só para pegar a estrada, mas para viver esse estilo de vida", afirma Vilmar.

O Moto Clube Cavaleiros Negros já tem sede própria, um lugar digno de ser chamado de casa, pois além de ser o ponto de encontro dos motociclistas, também é palco de festas, rodas de conversa, happy hours, comemorações de aniversário e, claro, muita conversa sobre motos. A galera tem brasão, estatuto, organização e muito estilo. São reconhecidos por onde passam. E dão aquele gás no comércio local, comprando acessórios para as motos e para o visual. Se reúnem em restaurantes, bares e lanchonetes. Movimentam a rede hoteleira com os visitantes.

"Somos conscientes do nosso papel na sociedade e estamos crescendo, tanto no aspecto social quanto econômico. Acreditamos em Primavera do Leste, somos um grupo com pioneiros e novatos na cidade, mas todos estamos criando raízes aqui. Sabemos que o futuro da nossa cidade é grandioso, e nós, os Cavaleiros Negros, queremos fazer parte dessa história, levando seu nome para todos os cantos deste mundo", conclui Vilmar.

Como virar um Cavaleiro ou uma Cavalete

Para entrar no Moto Clube Cavaleiros Negros de Primavera do Leste, o interessado precisa ser apadrinhado por um Cavaleiro Negro. Ele será inserido nas atividades e rotinas do clube, onde poderá se tornar conhecido e se adaptar. No final, a diretoria conduz uma assembleia para votar sua aprovação.

"Não importa a cilindrada, o que importa é sentir a liberdade do vento na cara e as grandes histórias que viverá. Afinal, não é sentado no sofá de casa que você viverá seus melhores momentos. Podemos guiar você nesse caminho", afirma Vilmar. A sede do moto clube fica na Avenida dos Lagos, 566, Jardim Riva.