Saiba o que abre e fecha no feriado de São Cristóvão em Primavera do Leste

O feriado acontece na próxima terça-feira (25), e na segunda-feira (24), há ponto facultativo.

Coordenadoria de Comunicação - 21/07/2023

Saiba o que abre e fecha no feriado de São Cristóvão em Primavera do Leste
Primavera do Leste se prepara para celebrar o dia de São Cristóvão, padroeiro da cidade. O feriado ocorre na próxima terça-feira (25), e na segunda-feira (24), há ponto facultativo. No entanto, é importante estar ciente dos estabelecimentos e serviços que estarão abertos ou fechados durante esse período.

Os órgãos públicos não atenderão na segunda, seguindo o ponto facultativo estabelecido. Já na terça, permanecerão fechados em virtude do feriado de São Cristóvão. Os serviços essenciais, como hospitais e segurança pública, estarão disponíveis normalmente para atender a população.

As escolas e instituições de ensino públicas estarão fechadas na segunda e terça, ainda por conta das férias escolares. Está programada a volta às aulas na quarta (26).

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda o comércio local pode abrir durante o feriado, desde que respeite os direitos trabalhistas, como pagamento de horas extras de 100% ou compensação pelo dobro de dias trabalhados.

Vale destacar que no dia do padroeiro, acontece a tradicional missa solene às 8h na Catedral.

Por que é feriado em Primavera do Leste?

Segundo a Igreja, São Cristóvão atravessou um rio perigoso levando um menino nas costas. Ao chegar do outro lado, o menino se revelou como Jesus Cristo. Daí vem o nome "Cristóvão", ou "Aquele que carrega Cristo". A escolha dele como padroeiro de Primavera do Leste veio do povo, que votou no dia 19 de abril de 1981. São Cristóvão ganhou, refletindo a força dos motoristas na cidade. Desde então, a festa de São Cristóvão virou feriado na cidade, celebrando a fé e a história local.