Primavera do Leste larga na frente com o Programa ‘Fila Zero’

Procedimentos terão início agora em julho.

07/07/2023

Primavera do Leste larga na frente com o Programa ‘Fila Zero’
Foi assinado nesta quarta (5), em Primavera do Leste, o convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Prefeitura de Primavera do Leste para dar início a operacionalização do Programa Fila Zero na cirurgia, do Governo do Estado, que investiu R$ 200 milhões para atender cerca de R$ 150 mil nas filas de cirurgia e exames em todo o estado.

“Mais uma parceria de sucesso entre o Governo do Estado de Matro Grosso e a prefeitura de Primavera do Leste. O nosso objetivo é zerar a fila dos primaverenses que aguardavam por exames e podermos assim ajudar na melhoria da qualidade de vida”, destaca o prefeito Leonardo Bortolin.

Primavera do Leste foi o primeiro município do estado de Mato Grosso a encaminhar proposta para adesão ao Programa Fila Zero na Cirurgia 2023, sendo a 1ª com 8.362 procedimentos, recebendo um Incentivo do Governo do Estado no valor de: R$ 4.093.311,63 e a Contrapartida do Município no valor de: R$ 855.113,48. O total de recursos da primeira proposta - R$ 4.987.139,51.

Posteriormente o município encaminhou uma nova proposta que se encontra em processo de validação, com cadastro de mais 1.111 procedimentos, com Incentivo do governo do Estado na ordem de R$ 1.511.306,12 e a contrapartida do município R$ 435.271,48, totalizando R$ 1.946.577,60  - Total dos investimentos em Primavera – R$ 6.933.711,04.

O secretário Gilberto Figueiredo reiterou o compromisso da Secretaria de Saúde com o município de Primavera, pela dinâmica da administração e lisura na aplicação dos recursos, “foram duas propostas apresentadas com rapidez e eficiência e tenho certeza de aqui a equipe da Saúde conseguirá atender a demanda reprimida de exames e cirurgias”.

Na concepção do secretário Fila Zero é algo utópico porque a fila é interminável, mas o governador Mauro Mendes está priorizando esse programa, “são R$ 200 milhões e a contrapartida do Ministério da Saúde são dez milhões, ou seja, o Estado está investindo 20 vezes a mais que o Governo Federal”.

O secretário municipal Eraldo Fortes ressaltou a eficiência da sua equipe em preparar a proposta e apresentá-la à Secretaria Estadual de Saúde para se habilitar ao Programa, “é uma satisfação estar a frente de um programa dessa dimensão, onde inúmeras pessoas serão atendidas, vamos devolver a auto estima de muitas que aguardam ansiosas um exame mais complexo ou uma cirurgia”.

A partir da assinatura do convênio efetivada, a equipe vai organizar o credenciamento dos hospitais que executarão os procedimentos – Hospital das Clínicas e São Lucas.

Já são 40 pessoas aptas para cirurgias, segundo a Coordenadora da Regulação,Thayssa Almeida, “essas pessoas já fizeram todos os exames exigidos e, assim que credenciarmos os hospitais vamos iniciar os procedimentos”. Vale destacar que a Secretaria de Saúde, através da Central de Regulação será responsável por organizar e garantir o acesso dos usuários às ações do Programa.

“Com a assinatura desse convênio estou convicto de que vamos avançar, oferecendo mais dignidade e perspectiva de uma vida melhor para as pessoas. É a saúde Primavera de cara nova”, enfatiza o vice-prefeito Ademir Goes.

Entenda o ‘Fila Zero’

“Fila Zero na Cirurgia” é um programa do Governo de Mato Grosso que incentiva a realização de procedimentos hospitalares e ambulatoriais eletivos de média e alta complexidade no estado e tem como objetivo reduzir o tempo de espera para cirurgias eletivas na rede pública de saúde do estado.

O programa visa zerar a fila de espera para cirurgias em diversas áreas, tais como oftalmologia, ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e exames de imagem - tomografia e ressonância magnética. O programa terá um prazo de execução de doze meses, podendo ser prorrogado.

As cirurgias contempladas no programa Zero Fila serão cardiovasculares, geral, ortopédicas, urológicas, neurológicas, ginecológicas e oftalmológicas. Já as consultas de cardiologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, vascular. Os exames previstos serão de imagem, eletrofisiológicos e histopatológicos.