menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Tradição e arte: Exposição de bancos convida população para conhecer cultura indígena

Visitação é de graça e segue exposta na Secult até 27 de julho.

Coordenadoria de Comunicação - 26/05/2023

Tradição e arte: Exposição de bancos convida população para conhecer cultura indígena

Arara, onça, jacaré, macaco, tamanduá e mais de 50 outras obras indígenas são os grandes astros da nova exposição, “ Bancos indígenas do Brasil ", realizada pela Secult, no Salão das Águas, anexo a Secult.

O curador, Tomas Alvim, explica que a exposição é uma coleção de obras de arte indígena muito representativos da cultura e da tradição do Mato Grosso e do Brasil. “Esse conjunto traz uma diversidade étnica da produção desse artefato, mas que, ao mesmo tempo, representa profundamente a cultura a tradição e a simbologia dos povos originários do Brasil”.

Os bancos são esculpidos em um único tronco de madeira, sem juntas ou emendas, e tomam a forma de animais e entidades míticas que fazem parte da cultura indígena. Assim como outros objetos rituais indígenas, produzir o banco é tão importante quanto a forma de usar. Os tamanhos e as formas servem de marcadores sociais.

A exposição pertencente à Coleção Bei, provenientes de 25 etnias da Amazônia. Dividida em duas partes, a primeira é dedicada à extensa produção da Terra Indígena do Xingu, localizada no Mato Grosso.

A segunda parte reúne demais povos indígenas de várias partes da Amazônia, localizadas no Acre, Pará, Tocantins, Maranhão, Roraima, Amapá e Amazonas. A exposição conta ainda com um banco de uma etnia de Santa Catarina e com seis grandes imagens feitas pelo fotógrafo Rafael Costa, no Território Indígena do Xingu (TIX).

Yatapi Mehinako, um dos artistas, conta já participou de várias outras exposições, dentro e fora de Mato Grosso. “Eu recebi um convite para vir aqui em Primavera do Leste e agradeço muito o apoio da Secretaria da Cultura. Estamos aqui para mostrar o que nós criamos.”

Outro artista que esteve presente é Makaolaka Mehinako, que avalia de forma positiva essa integração de culturas. “Uma exposição desse tipo, para nós indígenas, principalmente para quem trabalha com a produção dos bancos, acaba sendo o espaço para dar visibilidade ao nosso trabalho.” 

O estudante, Ueslei dos Santos Izidre, aprovou a exposição, foi a primeira vez que teve contato com a arte dos povos originários do Brasil”. “Vim na exposição apreciar e conhecer um pouco mais sobre a arte indígena, que muitas vezes não é divulgada.”

Para o Secretário de Cultura, Wanderson Lana, essa exposição é super pedagógica. “É muito importante as instituições de ensino médio, fundamental e superior, virem aqui e entender o Brasil através do artesanato indígena, mostrando como eles se relacionam a maneira com a natureza. É quase um processo educacional para gente refletir também a maneira como lidar com a natureza.”

Lana ainda lembra que todas as exposições são temporárias, com duração de cerca de um mês na Secretaria de Cultura. A visitação fica aberta em horário comercial, de segunda a sexta, das 7h às 13h. Aos domingos das 16h às 18h.

Fotos:

Veja também:

Primavera do Leste sedia curso regional de feridas e curativos complexos

Seleção Brasileira de Canoagem começa a treinar em Primavera do Leste

Primavera do Leste tem agenda cultural no fim de semana com atrações diversificadas

Projeto “IR, para incluir” entrega 91 equipamentos novos para pessoas com deficiência em Primavera do Leste

Equipes de saúde bucal de Primavera do Leste realizam mais de 60 mil procedimentos no ano de 2023

Secretaria de Saúde efetua mais de 3 mil atendimentos no mutirão da ESF Jardim Veneza

Prefeitura inicia a entrega de mais de 12 mil kits escolares para estudantes da rede municipal

Assistência Social começa a distribuição de cestas básicas arrecadadas no Primafolia 2024

Agenda cultural de Primavera do Leste está repleta de atrações no fim de semana

Secretaria de Saúde divulga informativo epidemiológico do mês de janeiro

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333