Foragido da Justiça do Amazonas é capturado em Primavera do Leste graças às câmeras espertas da prefeitura

Ação conjunta entre Polícia Civil e CEMIP leva à prisão de acusado de crimes de homicídio e extorsão.

Coordenadoria de Comunicação - 22/05/2023

Diego Eifler
Um foragido da Justiça do Amazonas, acusado de envolvimento em crimes de homicídio e extorsão, teve sua rota de fuga interrompida em Primavera do Leste-MT (a 230 km de Cuiabá). A captura do homem de 60 anos foi possibilitada pelo sistema de vídeo-monitoramento da prefeitura, que conseguiu identificar o veículo utilizado pelo suspeito. Ele estava sendo procurado por crimes cometidos em Humaitá, um município situado a quase 700 km de Manaus. A rápida ação das autoridades e a utilização da tecnologia de câmeras foram fundamentais para o sucesso da operação.

O cerco começou a se fechar quando a Polícia Judiciária Civil (PJC) solicitou ao Centro de Monitoramento Integrado de Primavera (CEMIP) a localização de um automóvel em posse do suspeito. Através de câmeras equipadas com a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), a equipe do CEMIP conseguiu rastrear o paradeiro do carro pela placa.

No sábado (20), após a identificação, a PJC foi informada de imediato sobre o paradeiro do infrator, que estava escondido na casa de um familiar no bairro Parque Castelândia, na região da rodoviária. Na manhã de domingo (21), os policiais compareceram ao local e cumpriram o mandado de prisão preventiva.

De acordo com o delegado Honório Gonçalves Neto, as imagens do monitoramento foram cruciais para o êxito desta operação. "As câmeras de segurança da prefeitura são nossas aliadas diárias no combate aos crimes que assolam nossa região, como roubos, furtos e assaltos. A colaboração entre a CEMIP e a Delegacia de Roubos e Furtos é fundamental para fornecer informações valiosas que podem esclarecer diversos delitos".

Entenda o caso

O homem preso é um fazendeiro, que tem propriedade em Humaitá, cidade localizada na região sul do Amazonas. Ele é alvo da Operação Pistolagem, da Polícia Civil do Amazonas, deflagrada em dezembro de 2021 para cumprir ordens judiciais contra envolvidos em crimes de homicídio e extorsão ocorridos no município amazonense.

De acordo com as investigações, o fazendeiro preso em Primavera do Leste foi apontado como mandante de três homicídios ocorridos entre agosto e novembro do mesmo ano. Entre as vítimas, estava o engenheiro agrônomo e morador de Sorriso (a 396 km de Cuiabá-MT), Jefferson André Bungenstab, de 37 anos.

O suposto executor das mortes foi morto em confronto com as Forças de Segurança durante a primeira fase da operação, em Ariquemes, Rondônia. Desde a segunda fase da operação, o mandante dos crimes estava foragido.

A Prefeitura de Primavera do Leste destaca a importância do vídeo-monitoramento para a segurança pública e reitera que está pronta para colaborar com as forças de segurança na manutenção da segurança do município. Um agradecimento especial é estendido à Polícia Civil pela ação estratégica bem-sucedida que resultou na prisão do suspeito.