Coordenadoria de Comunicação
Foragido da Justiça do Amazonas é capturado em Primavera do Leste graças às câmeras espertas da prefeitura
Ação conjunta entre Polícia Civil e CEMIP leva à prisão de acusado de crimes de homicídio e extorsão.
Coordenadoria de Comunicação - 22/05/2023
Um foragido da Justiça do Amazonas, acusado de envolvimento em crimes de homicídio e extorsão, teve sua rota de fuga interrompida em Primavera do Leste-MT (a 230 km de Cuiabá). A captura do homem de 60 anos foi possibilitada pelo sistema de vídeo-monitoramento da prefeitura, que conseguiu identificar o veículo utilizado pelo suspeito. Ele estava sendo procurado por crimes cometidos em Humaitá, um município situado a quase 700 km de Manaus. A rápida ação das autoridades e a utilização da tecnologia de câmeras foram fundamentais para o sucesso da operação.
O cerco começou a se fechar quando a Polícia Judiciária Civil (PJC) solicitou ao Centro de Monitoramento Integrado de Primavera (CEMIP) a localização de um automóvel em posse do suspeito. Através de câmeras equipadas com a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), a equipe do CEMIP conseguiu rastrear o paradeiro do carro pela placa.
No sábado (20), após a identificação, a PJC foi informada de imediato sobre o paradeiro do infrator, que estava escondido na casa de um familiar no bairro Parque Castelândia, na região da rodoviária. Na manhã de domingo (21), os policiais compareceram ao local e cumpriram o mandado de prisão preventiva.
De acordo com o delegado Honório Gonçalves Neto, as imagens do monitoramento foram cruciais para o êxito desta operação. "As câmeras de segurança da prefeitura são nossas aliadas diárias no combate aos crimes que assolam nossa região, como roubos, furtos e assaltos. A colaboração entre a CEMIP e a Delegacia de Roubos e Furtos é fundamental para fornecer informações valiosas que podem esclarecer diversos delitos".
Entenda o caso
O homem preso é um fazendeiro, que tem propriedade em Humaitá, cidade localizada na região sul do Amazonas. Ele é alvo da Operação Pistolagem, da Polícia Civil do Amazonas, deflagrada em dezembro de 2021 para cumprir ordens judiciais contra envolvidos em crimes de homicídio e extorsão ocorridos no município amazonense.
De acordo com as investigações, o fazendeiro preso em Primavera do Leste foi apontado como mandante de três homicídios ocorridos entre agosto e novembro do mesmo ano. Entre as vítimas, estava o engenheiro agrônomo e morador de Sorriso (a 396 km de Cuiabá-MT), Jefferson André Bungenstab, de 37 anos.
O suposto executor das mortes foi morto em confronto com as Forças de Segurança durante a primeira fase da operação, em Ariquemes, Rondônia. Desde a segunda fase da operação, o mandante dos crimes estava foragido.
A Prefeitura de Primavera do Leste destaca a importância do vídeo-monitoramento para a segurança pública e reitera que está pronta para colaborar com as forças de segurança na manutenção da segurança do município. Um agradecimento especial é estendido à Polícia Civil pela ação estratégica bem-sucedida que resultou na prisão do suspeito.
Prefeitura de Primavera do Leste inaugura ampliação da EMEI Sonho de Criança
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste apresenta boletim epidemiológico com referência ao mês de outubro
Primavera do Leste se prepara para final de semana repleto de competições esportivas
Inclusão no palco: Festival Velha Joana promove espetáculos com interpretação em Libras em tempo real
Prazo de pré-matrícula para novos estudantes da rede municipal de ensino de Primavera do Leste vai até 17 de novembro
Novembro Azul: Secretaria de Saúde promove campanha de atendimento integral à saúde do homem
Vigilância Sanitária recebe dois carros novos da Prefeitura de Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste inaugura reforma geral da UPA
Mutirão da Conciliação Fiscal 2024: Contribuinte tem oportunidade de renegociar débitos com a Prefeitura de Primavera do Leste e garantir descontos
Prefeitura de Primavera do Leste realiza entrega oficial da pavimentação asfáltica e iluminação de rua que dá acesso ao Distrito Industrial José de Alencar