menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Foragido da Justiça do Amazonas é capturado em Primavera do Leste graças às câmeras espertas da prefeitura

Ação conjunta entre Polícia Civil e CEMIP leva à prisão de acusado de crimes de homicídio e extorsão.

Coordenadoria de Comunicação - 22/05/2023

Diego Eifler
Foragido da Justiça do Amazonas é capturado em Primavera do Leste graças às câmeras espertas da prefeitura
Um foragido da Justiça do Amazonas, acusado de envolvimento em crimes de homicídio e extorsão, teve sua rota de fuga interrompida em Primavera do Leste-MT (a 230 km de Cuiabá). A captura do homem de 60 anos foi possibilitada pelo sistema de vídeo-monitoramento da prefeitura, que conseguiu identificar o veículo utilizado pelo suspeito. Ele estava sendo procurado por crimes cometidos em Humaitá, um município situado a quase 700 km de Manaus. A rápida ação das autoridades e a utilização da tecnologia de câmeras foram fundamentais para o sucesso da operação.
 
O cerco começou a se fechar quando a Polícia Judiciária Civil (PJC) solicitou ao Centro de Monitoramento Integrado de Primavera (CEMIP) a localização de um automóvel em posse do suspeito. Através de câmeras equipadas com a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), a equipe do CEMIP conseguiu rastrear o paradeiro do carro pela placa.
 
No sábado (20), após a identificação, a PJC foi informada de imediato sobre o paradeiro do infrator, que estava escondido na casa de um familiar no bairro Parque Castelândia, na região da rodoviária. Na manhã de domingo (21), os policiais compareceram ao local e cumpriram o mandado de prisão preventiva.
 
De acordo com o delegado Honório Gonçalves Neto, as imagens do monitoramento foram cruciais para o êxito desta operação. "As câmeras de segurança da prefeitura são nossas aliadas diárias no combate aos crimes que assolam nossa região, como roubos, furtos e assaltos. A colaboração entre a CEMIP e a Delegacia de Roubos e Furtos é fundamental para fornecer informações valiosas que podem esclarecer diversos delitos".
 
Entenda o caso
 
O homem preso é um fazendeiro, que tem propriedade em Humaitá, cidade localizada na região sul do Amazonas. Ele é alvo da Operação Pistolagem, da Polícia Civil do Amazonas, deflagrada em dezembro de 2021 para cumprir ordens judiciais contra envolvidos em crimes de homicídio e extorsão ocorridos no município amazonense.
 
De acordo com as investigações, o fazendeiro preso em Primavera do Leste foi apontado como mandante de três homicídios ocorridos entre agosto e novembro do mesmo ano. Entre as vítimas, estava o engenheiro agrônomo e morador de Sorriso (a 396 km de Cuiabá-MT), Jefferson André Bungenstab, de 37 anos.
 
O suposto executor das mortes foi morto em confronto com as Forças de Segurança durante a primeira fase da operação, em Ariquemes, Rondônia. Desde a segunda fase da operação, o mandante dos crimes estava foragido.
 
A Prefeitura de Primavera do Leste destaca a importância do vídeo-monitoramento para a segurança pública e reitera que está pronta para colaborar com as forças de segurança na manutenção da segurança do município. Um agradecimento especial é estendido à Polícia Civil pela ação estratégica bem-sucedida que resultou na prisão do suspeito.

Veja também:

NOTA OFICIAL

Fim de semana será agitado em Primavera do Leste com Campeonato de futebol amador, Copa craques do vôlei e exposição de artes

Universidades públicas oferecem cursos gratuitos de especialização e graduação à distância com inscrições até 25 de maio

Vigilância epidemiológica divulga boletim com dados sobre casos de dengue e cobertura vacinal em Primavera do Leste

População tem até dia 29 de maio para vacinar contra vírus da gripe

Secretaria de Saúde realiza I Simpósio de Saúde Mental de Primavera do Leste

Inauguração da iluminação de LED do Estádio Cerradão e início do 33º Campeonato de Futebol Amador marcam o fim de semana

Kart Cross, Campeonato de Bike, MPB e Bailinho movimentam fim de semana em Primavera do Leste

3ª Copa Craques do Futsal reúne 30 equipes de todo o Estado em Primavera do Leste

Movimento Maio Amarelo realiza ações de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333