Primavera do Leste efetua mais de 33 mil atendimentos odontológicos em 2022

Entre os serviços oferecidos pelo município os mais pedidos são restauração, limpeza, extração de siso, endodontia, cirurgias e próteses.

Coordenadoria de Comunicação - 19/02/2023

Primavera do Leste efetua mais de 33 mil atendimentos odontológicos em 2022
No ano de 2022, Primavera do Leste fez 33.781 atendimentos odontológicos, sendo 20.807 pela Atenção Básica Primária e 12.974 pelo CEO (Centro de Especialidades Odontológicas ‘Bertho Radin’), anexo ao Osvaldo Cruz.

A Coordenadora das Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica, Raiany Aguiar Conceição, explica que qualquer atendimento bucal passa primeiro pelas Unidades Básicas de Saúde.

A atenção básica realiza os procedimentos preventivos e de clínica geral, e encaminha para o CEO realizar os procedimentos especializados como os serviços de endodontia (tratamento de canal), atendimento a pacientes com necessidades especiais, periodontia, prótese dentária e cirurgia bucomaxilofacial (extração de sisos e outras cirurgias mais complexas).

Os procedimentos mais procurados pela atenção Básica Primária são restauração, profilaxia/raspagem (limpeza) e extração.

Já a Coordenadora de Saúde Bucal do CEO, Cibeli Nascimento Rodrigues, explica que dos mais de 12 mil atendimentos, 1.700 foram as primeiras consultas e consultas de retorno ao tratamento odontológico, sendo que as especialidades mais procuradas são endodontia, cirurgias e próteses.

Vale também destacar que além dos atendimento bucais, todos os anos é realizado o Programa 'Saúde na Escola', onde é feito escovação dental supervisionada, avaliação dentária, aplicação tópica de flúor. Em 2022 foram 6.848 participantes, mas para esse ano a expectativa é fazer uma expansão.

“Para continuar colhendo bons frutos, é crucial continuar investindo em saúde”, diz o prefeito prefeito Leonardo Bortolin. Ele lembra que CEO foi reinaugurado no ano passado, “essa obra foi um dos meus maiores orgulhos, pois sabemos da importância de oferecer esse tipo de tratamento para a população de forma de gratuita. Além de garantir saúde, restaura a dignidade da pessoa”.

O Centro de Especialidades recebeu adequação do espaço utilizado em junho. A reforma incluiu o telhado, pintura nova dentro e fora da unidade, e a criação de mais uma sala com dois consultórios odontológicos, somando seis.

Cobertura bucal em toda a cidade

De acordo com o Secretário de Saúde, Eraldo Fortes, Primavera do Leste é privilegiada por oferecer serviço bucal gratuito para grande parcela da população, com a praticidade de ter atendimento espalhado em postinhos em toda a cidade.

Na atenção básica são 18 cirurgiões dentistas, 10 técnicos em higiene dental, 16 auxiliares em saúde bucal, que atendem em 15 unidades e Projeto Parma. Apenas a UBS Central/Rural e o ESF 17 não oferecem o serviço.

Já no CEO, são seis cadeiras odontológicas preparadas para oferecer diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais. Para tanto, a equipe conta com 12 dentistas.

O vice-prefeito, Ademir Goes, lembra que toda a população pode utilizar o serviço, não tem idade mínima ou máxima para receber atendimento, é necessário buscar a unidade mais próxima e agendar a consulta.