Área plantada de milho deve expandir em Primavera do Leste na safra 22/23

Projeções apontam crescimento de 5,5% a mais na área destinada ao grão

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 20/01/2023

Área plantada de milho deve expandir em Primavera do Leste na safra 22/23
O milho, o cereal mais plantado no planeta, será também um dos mais cultivados em Primavera do Leste. A informação é do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) que prevê um crescimento de 5,5% de área plantada na cidade, em comparação a safra anterior.

De acordo com o IMEA, o aumento é pautado pelos altos patamares do preço no ceral externo. “Além disso, a abertura de uma nova usina de etanol e a expansão da capacidade de moagem de algumas plantas industriais já instaladas em Mato Grosso, devem estimular ainda mais a demanda pelo cereal, e consequentemente, as intenções de plantio do milho para o ciclo futuro”, explica o Imea.

Um terceiro fator apontado pelo Imea é o avanço da semeadura da soja 2022/23, que já passou de 93% da área prevista, o que pode favorecer o plantio das áreas de milho dentro da janela ideal na segunda safra.

Em Primavera do Leste, o destaque na produção do grão se dá por diferentes fatores: a cidade desenvolve os grãos com responsabilidade em grande escala e ainda proporciona o desenvolvimento do insumo em todas as suas fases: plantação, colheita, beneficiamento, industrialização e exportação.

O prefeito Leonardo Bortolin afirma que essa previsão deve se concretizar e proporcionarainda mais desenvolvimento, emprego, renda em Primavera do Leste e também em todo Mato Grosso. “Vimos a grande capacidade dos produtores rurais em produzir, dos grupos instalados em nossa cidade de exportar e importar, e desta forma a cada ano aumentamos a produção, porque temos investimentos em tecnologia de sementes e industrialização. Primavera contribui de maneira relevante com a balança comercial”.

Produção deve passar das 46 milhões de toneladas

Com o incremento da área destinada à segunda safra de milho, as perspectivas de produção também foram reajustadas em Mato Grosso. A nova estimativa aponta para 46,41 milhões de toneladas, um incremento de 871,42 mil toneladas de cereal em relação a estimativa de outubro 2022. Já em comparação às 43,838 milhões de toneladas da safra 2021/22 o aumento é de 5,87%. “Um novo recorde estimado de produção para o milho segunda safra em Mato Grosso”, diz o Imea.

O vice-prefeito e produtor rural, Ademir de Goes, explica que Primavera do Leste passa neste momento por uma transformação na cadeia do milho, pois atualmente se há pesquisa para desenvolver sementes com melhor índice de produtividade.

“Aumentamos a produção porque temos a demanda do milho aquecida. Esse grão, O milho em Primavera não é plantado apenas na safrinha, mas também na safra de verão, pois temos comprador o ano inteiro. Somos responsável por 12% das sementes do mercado nacional. Sem dúvida teremos um recorde na produção de milho, o que pode representar também um recorde nas exportações, que somadas a abertura do mercado chinês o Brasil poderá ter um ano excelente”.