menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Primavera do Leste lidera ranking em MT de ações efetivas e monitoramento do trabalho infantil

O Sistema de Monitoramento para Combater o Trabalho Infantil (SIMPETI) realiza anualmente um ranking nacional comparando os estados e cidades que mais desenvolveram ações

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 16/01/2023

Primavera do Leste lidera ranking em MT de ações efetivas e monitoramento do trabalho infantil
As ações de combate ao trabalho infantil realizadas em Primavera do Leste garantiram ao município o primeiro lugar dentro do Estado como a cidade que mais desenvolveu estratégias em 2022 do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Já o Estado de Mato Grosso, ficou em terceiro lugar no ranking nacional.
 
Esses números comprovam que a gestão municipal por meio da Secretaria de Assistência Social tem realizado um trabalho importante, com diálogo, ações realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e parceria dos programas sociais. 
 
A Secretária de Assistência Social, Leninha Riva, ressalta que a colocação mostra o comprometimento da gestão com a infância e juventude de Primavera do Leste. “Nossas equipes trabalham incansavelmente para a garantia dos direitos e proteção da criança e do adolescente, e esse resultado só demonstra o quanto trabalhamos nesta direção”.
 
Sobre o PETI
 
O PETI é um programa desenvolvido pelo CREAS, na qual, atua com uma equipe de referência e com uma coordenação para desenvolver atividades com crianças que estão em situação de trabalho infantil. O processo se dá em identifica-la, e em seguida encaminha-la para a rede de serviços. Não existe divulgação alguma desta criança pois o programa atua em não expor-la de forma nenhuma e nem a família. 
 
A Psicóloga e Coordenadora do CREAS, Bruna Maldaner Crestani Bonato, explica que as crianças que são identificadas pelo PETI são encaminhadas para os programas e projetos já existentes no município. “Hoje contamos com o Mãe Cidinha, CREJU, CRAS, CREAS, Dom Bosco, Jovem Aprendiz, entre outros. O que devemos entender, é que elas participam dos projetos e programas da mesma forma que qualquer outra criança”. 
 
O prefeito Leonardo Bortolin explica que atualmente o município tem cada vez mais identificado empresas que possuem programas para menor e jovem aprendiz. “Sabemos que o trabalho infantil é um crime contra o desenvolvimento saudável da criança e adolescente. Por isso realizamos ações de conscientização que lhe dão a oportunidade de estudar e estar em projetos sociais, e assim, aprendam a desenvolver habilidades para estar aptas a uma vaga de trabalho em uma empresa”. 
 
Desmistificando
 
Em Primavera do Leste, neste último ano, foi desenvolvido pelo PETI, com a integração dos profissionais, ações específicas sobre as piores formas de trabalho infantil, como por exemplo, o tráfico de drogas e a exploração sexual. Existe ainda preconceito em relatar ou comunicar o trabalho infantil, “a nossa sociedade ainda tem a visão de que é melhor estar trabalhando do que roubando. Sabemos que esse pensamento é um mito, e o nosso trabalho é desmistificar essa fala, explicando a importância do PETI”, Reforça Bruna. 
 
O vice-prefeito, Ademir de Goes, cita a importância da abordagem em situação de trabalho Infantil. 
“Ao invés denunciar com ligação ou foto, vídeo é melhor conversar com essa criança, perguntando se vai à escola, onde mora, quem são os pais e com essas informações fica mais fácil a assistência social encontrar a criança e a família, porque nem sempre depois da denúncia a equipe consegue chegar a tempo no local. É preciso dar condições de saúde e educação para que haja no futuro um trabalho adequado e correto a esta criança”. 
 
Atuação do CRAS e do CREAS
 
O CRAS  busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam, e caso ocorra, atua na oferta de serviços da Proteção Social Básica para estas famílias, principalmente na inserção, dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, que são os grupos com diversas atividades ofertadas pelo município com foco na proteção. O CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais. 

Veja também:

Primavera do Leste sedia curso regional de feridas e curativos complexos

Seleção Brasileira de Canoagem começa a treinar em Primavera do Leste

Primavera do Leste tem agenda cultural no fim de semana com atrações diversificadas

Projeto “IR, para incluir” entrega 91 equipamentos novos para pessoas com deficiência em Primavera do Leste

Equipes de saúde bucal de Primavera do Leste realizam mais de 60 mil procedimentos no ano de 2023

Secretaria de Saúde efetua mais de 3 mil atendimentos no mutirão da ESF Jardim Veneza

Prefeitura inicia a entrega de mais de 12 mil kits escolares para estudantes da rede municipal

Assistência Social começa a distribuição de cestas básicas arrecadadas no Primafolia 2024

Agenda cultural de Primavera do Leste está repleta de atrações no fim de semana

Secretaria de Saúde divulga informativo epidemiológico do mês de janeiro

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333