Primavera do Leste promove ações do janeiro roxo

Mês é dedicado a conscientização e combate à hanseníase.

Coordenadoria de Comunicação - 09/01/2023

Primavera do Leste promove ações do janeiro roxo
A prefeitura de Primavera do Leste realiza ações referentes ao mês da conscientização e combate à hanseníase.

Durante o mês de janeiro, os serviços de saúde irão intensificar as ações de diagnóstico, de enfrentamento ao preconceito e de conscientização da população sobre os principais sintomas da hanseníase.

Todas as unidades básicas de saúde estão atendendo os pacientes que procuram serviço e apresentam sinais da doença.

No dia 26 de janeiro, serão feitas avaliações dos casos suspeitos encaminhados pelas unidades básicas de saúde e de demanda espontânea no ESF IX PVA 3 e na UBS Central Rural, das 7:30 às 10h30 e das 13h às 16h30.

Essas ações são fundamentais na saúde local. Em Primavera do Leste, o número de pessoas diagnosticadas com hanseníase está em queda desde 2021, quando foram registrados 28 casos. No ano passado, caiu para 16, e neste ano, ainda não houve registro. Em 2015 aconteceu a maior incidência dos últimos anos (44).

A hanseníase é uma doença com bastante incidência no Brasil. Sua transmissão é aérea, de contato com pessoas próximas que estão doentes e sem tratamento.