Oficinas de fotografia fomentam potencial artístico de primaverenses

Coordenadoria de Comunicação - 09/01/2023

Pedro Mutz/Fred Gustavos
Oficinas de fotografia fomentam potencial artístico de primaverenses
A prefeitura de Primavera do Leste ofereceu duas oficinas fotográficas na última sexta-feira (6), no Teatro Municipal.

A primeira oficina aconteceu no período da manhã, das 09h30 às 11h, se chamava "Linguagem Fotográfica" e teve 23 participantes.

O oficineiro responsável foi o Pedro Mutz, que investiu em diálogos sobre a fotografia, tentando entender sobre os gostos e motivos das pessoas fotografarem. Ainda deu dicas e explicações de como melhor manusear câmera ou smartphone na criação de uma narrativa fotográfica.

Ele vê de forma muito positiva esse tipo de ação em Primavera do Leste. “Acho muito importante as pessoas que gostam de fotografia terem conhecimento sobre os elementos da linguagem fotográfica para poderem se expressar, seja de forma profissional ou apenas para compartilhar nas redes sociais, é interessante fazer algo consciente”.

No período da tarde, das 14h às 17h, aconteceu a oficina criativa, "Fotos e Afetos", com o fotógrafo Fred Gustavos. A ideia foi criar um encontro para despertar a criatividade na construção de imagens refletindo sobre fotografia, afeto e artes. Tiveram 20 participantes.

Fred acredita que a oficina alcança a todos os interessados pela imagem, mas é uma proposta que vai além para quem gosta de fotografia e tenha um senso critico sobre ela. “Mais que aprender a técnica fotográfica, ou antes disso, é preciso deixarmos o olhar ingênuo sobre as imagens. É preciso estimular enxergar outras camadas, por isso abordo o conceito de afetos.”

Ainda segundo ele, Primavera do Leste tem se despontado com muitos artistas e profissionais da economia criativa no Estado, alguns se destacando inclusive no exterior. Esse fenômeno de desabrochar de muitas linguagens artísticas se dá pelas políticas visionárias de fomento do município, que estimula e abre e espaços.

“Muitos dos que participaram da oficina apresentam grande potencial criativo e tem muito a mostrar. Tenho certeza que em breve veremos muitos novos artistas das artes visuais se lançando de Primavera para o mundo”.

Fotos: