Tecnologia e segurança: Primavera do Leste investe em videomonitoramento com inteligência artificial

Foram investidos mais de R$ 4 milhões para a implantação do CEMIP.

Coordenadoria de Comunicação - 23/11/2022

Uma cidade segura é aquela que investe e oferece as melhores condições para seus moradores. Primavera do Leste está sempre em busca de novas tecnologias, entre elas, a implantação da CEMIP (Centro de Monitoramento Integrado Primavera).

O CEMIP é um importante programa no combate aos delitos praticados, efetividade de segurança e monitoramento do patrimônio público, atendendo em todas as entradas e saídas estratégicas de acesso ao município, sendo trabalhado de forma integrada com as forças de segurança em tempo real. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões.

O prefeito Leonardo Bortolin explica que foram feitas reuniões com as forças de segurança para pensar em algo diferente para Primavera e foi desenhado ponto a ponto dentro do mapa todos os possíveis pontos para colocar câmeras.

“Hoje podemos oferecer um monitoramento referência em âmbito nacional com suporte das forças de segurança. Sem dúvida nenhuma, temos o melhor das prefeituras da cidades de Mato Grosso”, garante o prefeito.

Ao todo são 52 câmeras e 18 leitores automáticos usados 24 horas, com nitidez de imagem de até 800m na captura, sendo possível perder apenas 7% do visual.

Bortolin também explica que a CEMIP conta com câmera rotatória e de leitura de caracteres de carro com uso de inteliligência artificial. Não tem 20 cidades no país com essa mesma tecnologia.

A central pode também ser usada para produtores rurais em suas propriedades, desde que instalem câmeras adequadas, podendo se conectar com o CEMIP, o que é conhecido com câmera cidadã.

“Nós montamos um sistema de primeiro mundo, qualquer carro que entrar, vai ser monitorado. A central ainda fará a detecção de veículos em situação irregular por reconhecimento óptico de caracteres (OCR), interligando com Sistemas do Estado e da União e vai detectar ocorrências de trânsito ”, complementa o vice-prefeito, Ademir Goes.