1ª Ferrovia Estadual do Brasil é iniciada em MT e passará por Primavera do Leste já em 2025

A ferrovia estadual passará por 16 municípios e deverá gerar 100 mil empregos diretos e 100 mil indiretos.

Coordenadoria de Comunicação - 09/11/2022

As obras da 1ª Ferrovia Estadual do Brasil foi iniciada nesta semana em Mato Grosso. Serão mais de 700 km de trilhos que passarão por Primavera do Leste e outros 15 municípios do estado.

A primeira fase deverá ser concluída em três anos, iniciando em Rondonópolis, passando por Primavera do Leste, até chegar a Campo Verde e terá 211 quilômetros. Somente nesse trecho, o investimento ficará entre R$ 4 bilhões e R$ 4,5 bilhões. No total, a Rumo, empresa responsável pela execução do serviço, deverá investir mais de R$ 11 bilhões na obra, gerando 200 mil empregos diretos e indiretos.

Para o governador Mauro Mendes, essa é uma empreitada que altera a matriz logística de Mato Grosso, trazendo um grande impacto positivo não apenas para o agronegócio, mas também para o dia-a-dia das pessoas.

“A BR-163 está hoje estrangulada, é um grande gargalo logístico para os mato-grossenses. Mas, quando falamos em investimentos ferroviários, não estamos apenas cuidando da atividade econômica, da produção. Estamos cuidando das vidas das pessoas, das milhares de pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, afirmou Mauro.

O prefeito Leonardo Bortolin, de Primavera do Leste, que integra o comitê dos gestores municipais no movimento pró-ferrovia desde 2018, destaca que a obra vai estimular a instalação de novas indústrias, aumentará o potencial de escoamento da demanda do agro mato-grossense, reduzindo custos logísticos para o transporte de cargas e permitirá diversificar cargas, além de gerar empregos.

"A expansão dos trilhos proporcionará não somente a saída de produtos de Primavera do Leste e região, mas como também a possibilidade de mercadorias serem trazidas e novos postos de trabalho. Isso é desenvolvimento econômico", diz Bortolin.

O vice-prefeito da cidade, Ademir Goes, enfatiza que a chegada da ferrovia irá estimular a competitividade, diminuição do custo do frete, diversificação logística e de produção.

Vale destacar que Mato Grosso é hoje o principal exportador de grãos do país e conta hoje com apenas 300 quilômetros de ferrovias, o que significa que com os novos trilhos irá mais do que triplicar a extensão ferroviária atual quando a obra estiver totalmente concluída.

Segundo o presidente da Rumo, João Alberto Abreu, a importância deste projeto é transformar completamente o nível de competitividade do Brasil para exportar seus produtos. “Está sendo construído mais de 700 quilômetros de ferrovia no coração do agronegócio brasileiro, no estado que hoje responde por 40% do que o país exporta de grão”, diz.