Festival Manoel de Barros estimula cultura, escrita e declamação de poesias

Praça Matriz foi palco de mais de 70 declamações e da premiação.

Coordenadoria de Comunicação - 01/11/2022

Diego Eifler
Festival Manoel de Barros estimula cultura, escrita e declamação de poesias

O VII Festival Manoel de Barros recebeu o maior número de inscrições da história. Foram mais de 300 inscrições com poetas e poetisas das mais distintas regiões do Brasil. Só na categoria Concurso Nacional foram mais de 200 inscrições.

“A gente está muito feliz por que superamos o recorde que havia sido do ano passado, com bastante gente declamando, as poesias enviadas foram de uma qualidade ímpar a cada ano estamos superior o anterior”, declara a coordenadora Laura Adélia.

As apresentações ocorreram entre os dias 25 e 26 de outubro e passaram pelo palco mais de 70 declamações nas categorias: Mirim, Juvenil, Livre e Poetas Mato-grossenses com alunos e alunas da rede pública municipal, estadual e privada.

“A cada ano eles se superam, estão mais preparados, erram menos, tem menos nervosismo e tudo isso monstra que estão preparados”, justifica Laura Adélia, que ainda completa que isso se deve muito ao esforço dos professores das escolas municipais e particulares que fizeram um bom papel.

A jovem Amanda Caroline Costa da Roza começou a declamar no ano passado no CTG por ser prenda de Faixa. “Eu achei excelente esse concurso porque ele estimula as crianças e adolescente a lerem e aprenderem mais sobre a língua portuguesa”.

O Festival tem o objetivo de mobilizar a classe de escritores e instituições artística: poetas culturais, escolas, academias, projetos associações; contribuindo para a ampliação de um mecanismo de sustentação para a arte de criar e declamar poemas, fomentando a escrita e criando um espaço para a discussão literária e seu fortalecimento.

Os resultados Concurso Nacional de Poesia Inédita e Literatura ainda vão sair na próxima segunda (7), até às 18h.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, através da SECULT - Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e da Secretaria Municipal de Educação.

Veja todos os vencedores: