Biblioteca Modelo aposta em acessibilidade para levar cultura e conhecimento aos primaverenses

Primavera do Leste tem acervo com 64 livros em braile, impressora de escrita tátil, elevador e banheiro adaptado.

Coordenadoria de Comunicação - 29/10/2022

Diego Eifler

Biblioteca é um organismo vivo, não um depósito fechado de livros. O segredo do sucesso é investir na acessibilidade, e justamente essa é a ideia da Biblioteca Modelo, no Primavera III.

“A localização dessa biblioteca é minuciosamente planejada, a ideia foi descentralizar e facilitar o acesso ao conhecimento para toda a população, com um espaço cultural em uma das regiões que mais crescem na cidade”, destaca o prefeito Leonardo Bortolin.

Seu acervo é de 10.572 títulos. São 64 em braile, que segundo o Bibliotecário José Carlos Araújo conta que são dos mais variados temas. “Tem livro de filosofia, romance, ficção, obras da Clarice Lispector e outros grandes escritores”.

Ele explica que a aquisição dessas obras foi feita sem custos através do Instituto Benjamin Constant, uma instituição federal da administração direta, ligada ao ministro da Educação, especializada na educação e atendimento de pessoas cegas e com baixa visão.

Biblioteca para todos

A acessibilidade não para por aí, o prédio conta com rampa, elevador e banheiro adaptado.

“A cultura só tem um papel transformador na sociedade no momento que chega a todas as pessoas, nosso dever cívico é trabalhar para a inclusão de qualquer primaverense”, afirma o vice-prefeito, Ademir Goes.

A Biblioteca Modelo tem dois pisos. No primeiro fica a farmácia popular, computadores para inclusão e sala de jogos.

Já no segundo, que é o superior, é o andar silencioso. A ideia é ser um local de descanso, com poltronas, gerando conforto ideal para estudo e leitura.

O local ainda conta com scanner de voz e impressora em braile, além de um ambiente seguro e equipado, garantindo total acesso a pessoas com deficiências visuais.

Dia Nacional do Livro

A Biblioteca Modelo tem pouco mais de 1 ano e meio, e neste dia do livro, já tem muito o que comemorar, neste Dia Nacional do Livro, comemorado 29 de outubro.

“É uma alegria muito grande proporcionar a possibilidade de conhecimento. Um grande livro tem início, mas não acaba, porque vive dentro da gente”, salienta Bortolin.

O espaço público, é totalmente de graça. Além de livros, oferece acesso à internet, impressões, xerox, além da ajuda para confeccionar um currículo.

A biblioteca funciona todos os dias das 8h às 12h e 14h às 18h.