menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Campanha Setembro Amarelo ressalta a importância da prevenção contra o autoextermínio

Secretaria de Saúde orienta como buscar atendimento psicológico pela rede SUS.

Coordenadoria de Comunicação - 20/09/2022

A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, a campanha “Setembro Amarelo”, que é a maior campanha anti-estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. Em Primavera do Leste diversas ações são realizadas durante o ano todo e potencializadas neste mês pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na programação estão atendimentos com explicações sobre o autocuidado e rodas de conversa para abordar o tema da campanha. Há ainda os atendimentos feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), onde é feito um mapeamento da saúde da família, acompanhado pela equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF), para buscar prevenção e tratamento psicossocial.

De acordo com a Secretária de Saúde, Laura Leandra, a gestão municipal, tem trabalhado muito com atividades e ações, com profissionais de diversas formações, para que o acolhimento e suporte a estes pacientes mais debilitados possam ser reinserido na sociedade de forma tranquila.

“Sabemos que por causa da Pandemia, passamos dois anos muito difíceis, e percebemos isso com o aumento dos casos que precisam de apoio psicossocial. Socialmente tivemos prejuízos. Porém, diante dessa realidade a gestão tem convocado mais profissionais da área da saúde, sendo de concursos, seletivos, ou contrato”, relata.

A equipe multidisciplinar é composta por psicólogo, médico especialista em psiquiatria, técnico em enfermagem, enfermeiro, assistente social e administrativo.

A cidade conta além do (ESF) com o Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF), Núcleo da Saúde Mental, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Cada um deles tem um papel importante no processo de todo o atendimento.

Laura Leandra explica que existem casos em que o paciente não aceita o tratamento e não há adesão da família em ajudar a administrar a medicação, neste último caso, é indicado a internação.

O Hospital Paulo de Tarso, em Rondonópolis, acolhe este paciente, porém as vagas são reguladas pelo estado, então quando o paciente precisa da vaga, é solicitada pela secretaria.

“Saliento que, em caso de surto psicótico em casa, é indicado a internação e a família ou pessoas que estiverem próximas, devem ligar para o SAMU, que irá levar este paciente até a UPA, em que será acompanhando até ser transferido para o hospital Paulo de Tarso”, conclui Laura Leandra.

Quem necessitar de atendimento e encaminhamento pode buscar o ESF mais perto da sua casa.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Centenas de famílias do São Cristóvão recebem títulos de regularização fundiária

Atleta Primaverense conquista prata nos Jogos da Juventude

Prefeitura de Primavera do Leste anuncia construção de ponte de concreto no Rio Sapé

Campanha de Vacinação antirrábica realiza último ‘Dia D’ neste sábado

Secretaria de Assistência Social realiza Programa de Apoio à Gestantes

Secretaria de Saúde divulga dados epidemiológicos de agosto

Regularização do CPF junto à Receita Federal pode ser feita na Prefeitura Municipal

Edição Especial do Circuito do Rock será simultânea com o 6° Festival de Comida de Rua

Prefeitura de Primavera do Leste entrega títulos de regularização fundiária

Vacinação contra a Poliomelite é prorrogada para 30 de setembro em Primavera do Leste

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333