menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Campanha Setembro Amarelo ressalta a importância da prevenção contra o autoextermínio

Secretaria de Saúde orienta como buscar atendimento psicológico pela rede SUS.

Coordenadoria de Comunicação - 20/09/2022

A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, a campanha “Setembro Amarelo”, que é a maior campanha anti-estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. Em Primavera do Leste diversas ações são realizadas durante o ano todo e potencializadas neste mês pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na programação estão atendimentos com explicações sobre o autocuidado e rodas de conversa para abordar o tema da campanha. Há ainda os atendimentos feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), onde é feito um mapeamento da saúde da família, acompanhado pela equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF), para buscar prevenção e tratamento psicossocial.

De acordo com a Secretária de Saúde, Laura Leandra, a gestão municipal, tem trabalhado muito com atividades e ações, com profissionais de diversas formações, para que o acolhimento e suporte a estes pacientes mais debilitados possam ser reinserido na sociedade de forma tranquila.

“Sabemos que por causa da Pandemia, passamos dois anos muito difíceis, e percebemos isso com o aumento dos casos que precisam de apoio psicossocial. Socialmente tivemos prejuízos. Porém, diante dessa realidade a gestão tem convocado mais profissionais da área da saúde, sendo de concursos, seletivos, ou contrato”, relata.

A equipe multidisciplinar é composta por psicólogo, médico especialista em psiquiatria, técnico em enfermagem, enfermeiro, assistente social e administrativo.

A cidade conta além do (ESF) com o Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF), Núcleo da Saúde Mental, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Cada um deles tem um papel importante no processo de todo o atendimento.

Laura Leandra explica que existem casos em que o paciente não aceita o tratamento e não há adesão da família em ajudar a administrar a medicação, neste último caso, é indicado a internação.

O Hospital Paulo de Tarso, em Rondonópolis, acolhe este paciente, porém as vagas são reguladas pelo estado, então quando o paciente precisa da vaga, é solicitada pela secretaria.

“Saliento que, em caso de surto psicótico em casa, é indicado a internação e a família ou pessoas que estiverem próximas, devem ligar para o SAMU, que irá levar este paciente até a UPA, em que será acompanhando até ser transferido para o hospital Paulo de Tarso”, conclui Laura Leandra.

Quem necessitar de atendimento e encaminhamento pode buscar o ESF mais perto da sua casa.

Veja também:

Vitória do Primavera no Mato-Grossense reforça compromisso da Prefeitura com o esporte

Campanha Leão Amigo: Imposto daqui, fica aqui! Contribua com projetos sociais para crianças, adolescentes e idosos

Festival PrimaCanta 2025 abre inscrições com premiação total de R$ 77 mil

Prefeito de Primavera do Leste recebe representantes da comunidade russa para ouvir demandas

Abertas as inscrições para o 9º Festival Gastronômico de Comida de Rua em Primavera do Leste

Maioria dos focos do Aedes aegypti em Primavera do Leste está dentro das casas

Primavera do Leste reforça compromisso com a educação em Fórum de Prefeitos

Parceria entre Judiciário e Educação busca combater a evasão escolar em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste e FIEMT discutem parceria para qualificação profissional

Cirurgias bariátricas serão realizadas em Primavera do Leste pelo SUS

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3500-4500