menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Campanha Setembro Amarelo ressalta a importância da prevenção contra o autoextermínio

Secretaria de Saúde orienta como buscar atendimento psicológico pela rede SUS.

Coordenadoria de Comunicação - 20/09/2022

A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, a campanha “Setembro Amarelo”, que é a maior campanha anti-estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. Em Primavera do Leste diversas ações são realizadas durante o ano todo e potencializadas neste mês pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na programação estão atendimentos com explicações sobre o autocuidado e rodas de conversa para abordar o tema da campanha. Há ainda os atendimentos feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), onde é feito um mapeamento da saúde da família, acompanhado pela equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF), para buscar prevenção e tratamento psicossocial.

De acordo com a Secretária de Saúde, Laura Leandra, a gestão municipal, tem trabalhado muito com atividades e ações, com profissionais de diversas formações, para que o acolhimento e suporte a estes pacientes mais debilitados possam ser reinserido na sociedade de forma tranquila.

“Sabemos que por causa da Pandemia, passamos dois anos muito difíceis, e percebemos isso com o aumento dos casos que precisam de apoio psicossocial. Socialmente tivemos prejuízos. Porém, diante dessa realidade a gestão tem convocado mais profissionais da área da saúde, sendo de concursos, seletivos, ou contrato”, relata.

A equipe multidisciplinar é composta por psicólogo, médico especialista em psiquiatria, técnico em enfermagem, enfermeiro, assistente social e administrativo.

A cidade conta além do (ESF) com o Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF), Núcleo da Saúde Mental, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Cada um deles tem um papel importante no processo de todo o atendimento.

Laura Leandra explica que existem casos em que o paciente não aceita o tratamento e não há adesão da família em ajudar a administrar a medicação, neste último caso, é indicado a internação.

O Hospital Paulo de Tarso, em Rondonópolis, acolhe este paciente, porém as vagas são reguladas pelo estado, então quando o paciente precisa da vaga, é solicitada pela secretaria.

“Saliento que, em caso de surto psicótico em casa, é indicado a internação e a família ou pessoas que estiverem próximas, devem ligar para o SAMU, que irá levar este paciente até a UPA, em que será acompanhando até ser transferido para o hospital Paulo de Tarso”, conclui Laura Leandra.

Quem necessitar de atendimento e encaminhamento pode buscar o ESF mais perto da sua casa.

Veja também:

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura oitava biblioteca do município e Museu da Memória

Especialista referência internacional em hanseníase capacita profissionais de saúde de Primavera do Leste

Prefeitura Municipal inaugura Centro de Apoio ao Tratamento de Hanseníase e Tuberculose e Oficina Ortopédica

Primavera do Leste vence quatro categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024

Campanha Junho Vermelho: Município reforça importância da doação de sangue

IFMT/UAB oferta Especialização em Gestão Pública com 25 vagas para Primavera do Leste

Vigilância Ambiental realiza campanha de vacinação contra raiva animal em Primavera do Leste

Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito inicia hoje (17) em Primavera do Leste

Prazo para se alistar no serviço militar obrigatório encerra 30 de junho

Sextou com Samba e Pagode e 5ª rodada do Campeonato de Futebol Amador acontecem no fim de semana

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333