Primavera do Leste passa por desabastecimento de remédio devido a falta de matéria prima

Secretaria de Saúde informa que o município tem recurso suficiente para a compra, mas esbarra na dificuldade de encontrar medicações.

Coordenadoria de Comunicação - 08/08/2022

O Brasil está com problema de desabastecimento de remédios em várias regiões. A escassez de medicamentos está afetando farmácias, hospitais e unidades públicas de saúde em grande parte dos municípios.

O grande problema é a falta de matéria-prima para compor as substâncias, além da insuficiência de insumos para confeccção de embalagem.

Como não poderia ser diferente, Primavera do Leste também está sendo afetada, no entanto, a Secretária de Saúde, Laura Leandra, destaque não faltam recursos municipais ou organização da gestão, mas remédios no mercado.

De acordo com o relatório do CONASEMS (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), os estabelecimentos e as secretárias não estão reivindicando recursos financeiros e sim a disponibilidade dos medicamentos no mercado nacional.

Medicamentos como Dipirona solução injetável, Prometazina solução injetável, Benzilpenicilina solução injetável, Soro Fisiológico e Soro Ringer são os principais medicamentos escassos no mercado e com o aumento de preço desde o início do ano de mais de 400%.

Em Primavera, a maior preocupação é a dificuldade de encontrar Soro Fisiológico disponível para compra.

Contudo, os gestores do SUS de todas as esferas estão se reunindo para traçar novas estratégias para suprir essa necessidade e e as outras do município.