menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Câmara aprova projeto Castra Móvel

Serão castrados gatos e cachorros de até 18kg e responsável deve comprovar renda familiar de até três salários mínimos.

Coordenadoria de Comunicação - 04/08/2022

Câmara aprova projeto Castra Móvel
Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto Castra Móvel  destinado à castração, de forma cirúrgica, em animais domésticos (cães e gatos) de até 18 (dezoito) quilos. O operacional será com um veiculo que  circulará por bairros da zona urbana e em comunidades na zona rural do município de Primavera do Leste procedendo castração dos animais.
 
O investimento é de duzentos mil reais - R$200.000,00 - destinado pelo Governo através de uma emenda do deputado estadual Ulysses Moraes.
 
O "Projeto Castra Móvel" contará com mesa de cirurgia, foco cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, balança para pesagem dos animais, e outros materiais cirúrgicos e equipamentos que se fizerem indispensáveis à viabilidade do projeto, conforme as condições mínimas de instalações e equipamentos indispensáveis para o funcionamento dos serviços e medico veterinário como determinado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
 
Para fazer jus ao benefício da castração, o responsável do animal deverá comprovar renda familiar de até 03 (três) salários mínimos e comprovante de sua residência no município ou ser cadastrada em qualquer programa social de Governo - Federal, Estadual ou Municipal. 
 
ONGs
 
 As Organizações Não-Govemamentais -ONGs- deverão fazer seu cadastro junto à Prefeitura de Primavera do Leste  no departamento responsável pelo "Projeto Castra Móvel", entregar uma cópia do Estatuto da Instituição e identificar os animais e se as famílias proprietárias preenchem os requisitos para ter acesso a este serviço.  As protetoras individuais também deverão ser cadastradas. 
 
O Castra Móvel deverá adequar-se as normas dos Conselhos Federal e Estadual de Medicina Veterinária, os profissionais que atuarem na realização das castrações estarão sujeitos a responderem perante o Conselho por infrações éticas e disciplinares.
 
As equipes de trabalho, serão composta por médico veterinário, assistente, motorista e auxiliares, tantos quantos se fizerem necessários para atingir a sua meta, que deverão estar com esquemas de vacinação atualizados conforme recomendação dos programas oficiais, em especial contra tétano e raiva. 
 
A meta do "Projeto Castra Móvel" é a castração de 55 (cinqüenta e cinco) animais por semana ou mutirão em parceria com programas do executivo municipal, a exemplo do "Eu amo meu bairro", número este que poderá ser ampliado na medida da disponibilidade de recursos orçamentários. 
 
O presidente da Câmara, Manoel Mazutti, entende que esse projeto vai atender a demanda da população que se preocupa com o aumento populacional de animais na cidade. “Conseguimos esse recurso que será aplicado dentro das normas estabelecidas no projeto e, estamos fazendo  a nossa parte que é atender a população com políticas públicas de interesse coletivo”.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Primavera do Leste passa por desabastecimento de remédio devido a falta de matéria prima

Prontuário eletrônico é implantado em unidades de Saúde de Primavera do Leste

Bateria da Mocidade Alegre é a grande atração do fim de semana de Primavera do Leste

Prefeitura realiza 1º Jogos das Instituições Públicas Primaverenses (JIPP’s)

Primavera do Leste começa enquadramento de implantação da Lei do PCCS

Censo demográfico 2022 é iniciado em Primavera do Leste

Obras de rede de esgoto do bairro Castelândia seguem a todo vapor

Nota de pesar

Primavera do Leste conquista três pódios em etapa Estadual dos Jogos Estudantis

Fim de Semana em Primavera tem Circuito do Rock, exposição, Bailinho e muito mais

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333