Serão castrados gatos e cachorros de até 18kg e responsável deve comprovar renda familiar de até três salários mínimos.
Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto Castra Móvel destinado à castração, de forma cirúrgica, em animais domésticos (cães e gatos) de até 18 (dezoito) quilos. O operacional será com um veiculo que circulará por bairros da zona urbana e em comunidades na zona rural do município de Primavera do Leste procedendo castração dos animais.
O investimento é de duzentos mil reais - R$200.000,00 - destinado pelo Governo através de uma emenda do deputado estadual Ulysses Moraes.
O "Projeto Castra Móvel" contará com mesa de cirurgia, foco cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, balança para pesagem dos animais, e outros materiais cirúrgicos e equipamentos que se fizerem indispensáveis à viabilidade do projeto, conforme as condições mínimas de instalações e equipamentos indispensáveis para o funcionamento dos serviços e medico veterinário como determinado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Para fazer jus ao benefício da castração, o responsável do animal deverá comprovar renda familiar de até 03 (três) salários mínimos e comprovante de sua residência no município ou ser cadastrada em qualquer programa social de Governo - Federal, Estadual ou Municipal.
ONGs
As Organizações Não-Govemamentais -ONGs- deverão fazer seu cadastro junto à Prefeitura de Primavera do Leste no departamento responsável pelo "Projeto Castra Móvel", entregar uma cópia do Estatuto da Instituição e identificar os animais e se as famílias proprietárias preenchem os requisitos para ter acesso a este serviço. As protetoras individuais também deverão ser cadastradas.
O Castra Móvel deverá adequar-se as normas dos Conselhos Federal e Estadual de Medicina Veterinária, os profissionais que atuarem na realização das castrações estarão sujeitos a responderem perante o Conselho por infrações éticas e disciplinares.
As equipes de trabalho, serão composta por médico veterinário, assistente, motorista e auxiliares, tantos quantos se fizerem necessários para atingir a sua meta, que deverão estar com esquemas de vacinação atualizados conforme recomendação dos programas oficiais, em especial contra tétano e raiva.
A meta do "Projeto Castra Móvel" é a castração de 55 (cinqüenta e cinco) animais por semana ou mutirão em parceria com programas do executivo municipal, a exemplo do "Eu amo meu bairro", número este que poderá ser ampliado na medida da disponibilidade de recursos orçamentários.
O presidente da Câmara, Manoel Mazutti, entende que esse projeto vai atender a demanda da população que se preocupa com o aumento populacional de animais na cidade. “Conseguimos esse recurso que será aplicado dentro das normas estabelecidas no projeto e, estamos fazendo a nossa parte que é atender a população com políticas públicas de interesse coletivo”.