menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Censo demográfico 2022 é iniciado em Primavera do Leste

A expectativa de término é em novembro e é fundamental a participação de toda a população.

Coordenadoria de Comunicação - 03/08/2022

Diego Eifler
Censo demográfico 2022 é iniciado em Primavera do Leste

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Até o início de novembro, os pesquisadores vão visitar cada um dos domicílios de Primavera do Leste, tanto da zona urbana quanto na zona rural.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

O Coordenador Censitário de Sub-Área, Renato Gracia, explica que há um número de telefone que pode ser usado para pedir questionário e responder a pesquisa de maneira online. O número é (66) 98122-1740 e pode ser usado tanto para telefone quanto WhatsApp.

“É fundamental que toda a população participe dessa contagem. Se por acaso o recenseador passe na sua rua e não for na sua casa, será deixado um comunicado com um número para que você ligue e possa também participar”, explica o prefeito Leonardo Bortolin.

Importância do Censo

Renato Gracia, conta que por conta do atraso os dados do país são uma estimativa que pode não mostrar o comportamento de crescimento real, possivelmente o caso de Primavera.

Bortolin corrobora com essa ideia, já que segundo dados de número de alunos, ligação de água, cadastros na tributação, a expectativa é a população primaverense ultrapasse os 100 mil.

“Primavera do Leste tem um crescimento populacional e econômico muito acima do comum, precisamos dos números atualizados pois afetam políticas públicas da nossa cidade”, diz Bortolin.

“Muito importante que a população realmente receba os recenseadores. Estamos dando todo o respaldo para que seja bem feita essa contagem. Queremos ter certeza que nossos números são bem maiores”, concorda o vice-prefeito Ademir Goes.

Entre esses dados da para citar determinação de público alvo, detalhamento de população, ajustes nas políticas, distribuição de renda e Identificação de áreas de investimento prioritário.

Questionário e participação

Renato Gracia revela que serão dois questionários, o básico e amostra. O básico tem 26 quesitos e demora cerca de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas,  demora uns 16 minutos e serão escolhidas apenas 20% da população primaverense.  

Pode responder o censo demográfico pessoas acima de 12 anos, através da avaliação dos recenseadores para saber se tem capacidade, pode ser adolescente, idoso, empregada, desde que tenha conhecimento sobre o questionamento.

Uma equipe com mais de 60 agentes já está nas ruas e a expectativa é de término até o fim do ano.

Veja também:

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Secretaria de Educação distribui materiais didáticos complementares para professores e estudantes da rede municipal de ensino

Imposto Territorial Rural de 2024 será atualizado com base no INPC, em Primavera do Leste

Fim de semana em Primavera do Leste tem desfile, exposição artística, bailinho e música ao vivo

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333