menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Censo demográfico 2022 é iniciado em Primavera do Leste

A expectativa de término é em novembro e é fundamental a participação de toda a população.

Coordenadoria de Comunicação - 03/08/2022

Diego Eifler
Censo demográfico 2022 é iniciado em Primavera do Leste

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Até o início de novembro, os pesquisadores vão visitar cada um dos domicílios de Primavera do Leste, tanto da zona urbana quanto na zona rural.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

O Coordenador Censitário de Sub-Área, Renato Gracia, explica que há um número de telefone que pode ser usado para pedir questionário e responder a pesquisa de maneira online. O número é (66) 98122-1740 e pode ser usado tanto para telefone quanto WhatsApp.

“É fundamental que toda a população participe dessa contagem. Se por acaso o recenseador passe na sua rua e não for na sua casa, será deixado um comunicado com um número para que você ligue e possa também participar”, explica o prefeito Leonardo Bortolin.

Importância do Censo

Renato Gracia, conta que por conta do atraso os dados do país são uma estimativa que pode não mostrar o comportamento de crescimento real, possivelmente o caso de Primavera.

Bortolin corrobora com essa ideia, já que segundo dados de número de alunos, ligação de água, cadastros na tributação, a expectativa é a população primaverense ultrapasse os 100 mil.

“Primavera do Leste tem um crescimento populacional e econômico muito acima do comum, precisamos dos números atualizados pois afetam políticas públicas da nossa cidade”, diz Bortolin.

“Muito importante que a população realmente receba os recenseadores. Estamos dando todo o respaldo para que seja bem feita essa contagem. Queremos ter certeza que nossos números são bem maiores”, concorda o vice-prefeito Ademir Goes.

Entre esses dados da para citar determinação de público alvo, detalhamento de população, ajustes nas políticas, distribuição de renda e Identificação de áreas de investimento prioritário.

Questionário e participação

Renato Gracia revela que serão dois questionários, o básico e amostra. O básico tem 26 quesitos e demora cerca de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas,  demora uns 16 minutos e serão escolhidas apenas 20% da população primaverense.  

Pode responder o censo demográfico pessoas acima de 12 anos, através da avaliação dos recenseadores para saber se tem capacidade, pode ser adolescente, idoso, empregada, desde que tenha conhecimento sobre o questionamento.

Uma equipe com mais de 60 agentes já está nas ruas e a expectativa é de término até o fim do ano.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Primavera do Leste passa por desabastecimento de remédio devido a falta de matéria prima

Prontuário eletrônico é implantado em unidades de Saúde de Primavera do Leste

Bateria da Mocidade Alegre é a grande atração do fim de semana de Primavera do Leste

Prefeitura realiza 1º Jogos das Instituições Públicas Primaverenses (JIPP’s)

Câmara aprova projeto Castra Móvel

Primavera do Leste começa enquadramento de implantação da Lei do PCCS

Obras de rede de esgoto do bairro Castelândia seguem a todo vapor

Nota de pesar

Primavera do Leste conquista três pódios em etapa Estadual dos Jogos Estudantis

Fim de Semana em Primavera tem Circuito do Rock, exposição, Bailinho e muito mais

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333