Compartilhe:
A expectativa de término é em novembro e é fundamental a participação de toda a população.
Coordenadoria de Comunicação - 03/08/2022
Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Até o início de novembro, os pesquisadores vão visitar cada um dos domicílios de Primavera do Leste, tanto da zona urbana quanto na zona rural.
O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).
O Coordenador Censitário de Sub-Área, Renato Gracia, explica que há um número de telefone que pode ser usado para pedir questionário e responder a pesquisa de maneira online. O número é (66) 98122-1740 e pode ser usado tanto para telefone quanto WhatsApp.
“É fundamental que toda a população participe dessa contagem. Se por acaso o recenseador passe na sua rua e não for na sua casa, será deixado um comunicado com um número para que você ligue e possa também participar”, explica o prefeito Leonardo Bortolin.
Importância do Censo
Renato Gracia, conta que por conta do atraso os dados do país são uma estimativa que pode não mostrar o comportamento de crescimento real, possivelmente o caso de Primavera.
Bortolin corrobora com essa ideia, já que segundo dados de número de alunos, ligação de água, cadastros na tributação, a expectativa é a população primaverense ultrapasse os 100 mil.
“Primavera do Leste tem um crescimento populacional e econômico muito acima do comum, precisamos dos números atualizados pois afetam políticas públicas da nossa cidade”, diz Bortolin.
“Muito importante que a população realmente receba os recenseadores. Estamos dando todo o respaldo para que seja bem feita essa contagem. Queremos ter certeza que nossos números são bem maiores”, concorda o vice-prefeito Ademir Goes.
Entre esses dados da para citar determinação de público alvo, detalhamento de população, ajustes nas políticas, distribuição de renda e Identificação de áreas de investimento prioritário.
Questionário e participação
Renato Gracia revela que serão dois questionários, o básico e amostra. O básico tem 26 quesitos e demora cerca de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas, demora uns 16 minutos e serão escolhidas apenas 20% da população primaverense.
Pode responder o censo demográfico pessoas acima de 12 anos, através da avaliação dos recenseadores para saber se tem capacidade, pode ser adolescente, idoso, empregada, desde que tenha conhecimento sobre o questionamento.
Uma equipe com mais de 60 agentes já está nas ruas e a expectativa é de término até o fim do ano.
Veja também:
Prefeitura de Primavera do Leste, junto à Coordenadoria de Habitação, realiza a entrega de 8 títulos de moradia.
Melhorias na Mobilidade da MT-130: Parceria Público-Privada em Primavera do Leste
Alistamento Militar em Primavera do Leste: Uma Celebração da Cidadania.
Primavera do Leste recebe equipe do Serviço Geológico do Brasil para mapeamento de risco geológico
Prefeito Sérgio Machnic protocola projeto da Policlínica em Brasília
Secretaria de Saúde realiza reunião sobre Plano de Contingência de Arboviroses 2025
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste divulga boletim epidemiológico do mês de novembro
Cidade das Bibliotecas: Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nono espaço literário do município, no Jardim Luciana
Farmácia Municipal ultrapassa 68 mil atendimentos e distribui mais de 412 mil medicamentos gratuitos à população em 2024
Prefeitura de Primavera do Leste paga 3 folhas salariais em menos de 20 dias e injeta mais de R$ 54,5 milhões na economia local
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO