Compartilhe:
A expectativa de término é em novembro e é fundamental a participação de toda a população.
Coordenadoria de Comunicação - 03/08/2022
Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Até o início de novembro, os pesquisadores vão visitar cada um dos domicílios de Primavera do Leste, tanto da zona urbana quanto na zona rural.
O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).
O Coordenador Censitário de Sub-Área, Renato Gracia, explica que há um número de telefone que pode ser usado para pedir questionário e responder a pesquisa de maneira online. O número é (66) 98122-1740 e pode ser usado tanto para telefone quanto WhatsApp.
“É fundamental que toda a população participe dessa contagem. Se por acaso o recenseador passe na sua rua e não for na sua casa, será deixado um comunicado com um número para que você ligue e possa também participar”, explica o prefeito Leonardo Bortolin.
Importância do Censo
Renato Gracia, conta que por conta do atraso os dados do país são uma estimativa que pode não mostrar o comportamento de crescimento real, possivelmente o caso de Primavera.
Bortolin corrobora com essa ideia, já que segundo dados de número de alunos, ligação de água, cadastros na tributação, a expectativa é a população primaverense ultrapasse os 100 mil.
“Primavera do Leste tem um crescimento populacional e econômico muito acima do comum, precisamos dos números atualizados pois afetam políticas públicas da nossa cidade”, diz Bortolin.
“Muito importante que a população realmente receba os recenseadores. Estamos dando todo o respaldo para que seja bem feita essa contagem. Queremos ter certeza que nossos números são bem maiores”, concorda o vice-prefeito Ademir Goes.
Entre esses dados da para citar determinação de público alvo, detalhamento de população, ajustes nas políticas, distribuição de renda e Identificação de áreas de investimento prioritário.
Questionário e participação
Renato Gracia revela que serão dois questionários, o básico e amostra. O básico tem 26 quesitos e demora cerca de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas, demora uns 16 minutos e serão escolhidas apenas 20% da população primaverense.
Pode responder o censo demográfico pessoas acima de 12 anos, através da avaliação dos recenseadores para saber se tem capacidade, pode ser adolescente, idoso, empregada, desde que tenha conhecimento sobre o questionamento.
Uma equipe com mais de 60 agentes já está nas ruas e a expectativa é de término até o fim do ano.
Veja também:
Vitória do Primavera no Mato-Grossense reforça compromisso da Prefeitura com o esporte
Campanha Leão Amigo: Imposto daqui, fica aqui! Contribua com projetos sociais para crianças, adolescentes e idosos
Festival PrimaCanta 2025 abre inscrições com premiação total de R$ 77 mil
Prefeito de Primavera do Leste recebe representantes da comunidade russa para ouvir demandas
Abertas as inscrições para o 9º Festival Gastronômico de Comida de Rua em Primavera do Leste
Maioria dos focos do Aedes aegypti em Primavera do Leste está dentro das casas
Primavera do Leste reforça compromisso com a educação em Fórum de Prefeitos
Parceria entre Judiciário e Educação busca combater a evasão escolar em Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste e FIEMT discutem parceria para qualificação profissional
Cirurgias bariátricas serão realizadas em Primavera do Leste pelo SUS
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO