Farmácias descentralizadas facilitam distribuição e acesso a medicamentos gratuitos

Apenas em junho foram feitos 7.342 atendimentos na Farmácia Básica.

Coordenadoria de Comunicação - 21/07/2022

Diego Eifler

A descentralização e distribuição de medicamentos gratuitos é um benefício que alguns primaverenses ainda não conhecem.

Segundo a Coordenadora de Assistência Farmacêutica, Lucineide Rocha, a Farmácia Básica localizada na Av. Campo Grande, iniciou sua descentralização em agosto de 2014 com a unidade do Primavera 3, na Rua Guapeva, anexo a Biblioteca Municipal. Em abril de 2019, foi a unidade do São José (ESF-1), na Av. Ângelo Ravanello, 51, e em março de 2020 a do Poncho Verde (ESF-5),  na Rua Sanga, (Atrás da UPA).

“A descentralização da Farmácia Básica é uma grande conquista para a população, uma vez que contamos com unidades em pontos estratégicos da cidade, facilitando o acesso a medicamentos e atendimento especializado. Em todas as unidades contam com a presença de farmacêutico em tempo integral, promovendo uso racional de medicamento e orientação ao usuário”, explica Lucineide.

Essa mudança facilita a vida da população, tanto é que apenas em junho aconteceram 7.342 atendimentos.

Foram 3.662 na farmácia central, 1.368 no Pva 3, 1.851 no Poncho Verde e 461 no São José, ou seja, são 3.680 mais de 50% em unidades descentralizadas.

O vice-prefeito Ademir Goes, conheceu de perto a rotina das farmácias. “É muito importante conseguir atender toda a população, anda mais aqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção”.

Ainda segundo ele, novas ideias estão sendo discutidas para melhorar o atendimento.

Farmácia de alto custo

A assistência farmacêutica municipal conta ainda com a dispensação do componente especializado (alto custo) desde 2006, sendo um projeto pioneiro no Estado.

Lucineide ressalta que este atendimento proporciona um grande benefício. O cidadão que precisa de medicamentos que não estão no componente básico, poder utilizar deste cadastramento e protocolo estadual e passa a receber.

“Foi um grande desafio ao município implantar esta descentralização, há mais de uma década, sendo um dos primeiros municípios do Estado a oferecer este serviço de forma descentralizada, vista que os demais municípios o fizeram recentemente e/ou ainda não fizeram”. conclui.

No Componente Especializado (Alto Custo) no mês de junho são registrados 710 pacientes ativos.

Quem pode usar a farmácia e quais os medicamentos oferece?

A entrega ou dispensação de medicamentos é realizada aos munícipes em qualquer unidade de farmácia básica que disponibilizam medicamentos básicos, desde dor, febre aos de tratamentos de hipertensão e diabetes de uso continuo, dentre outras patologias.

Para fazer a retirada é necessário apresentação da receita original, receita exclusivamente do SUS (segundo decreto federal 7508/2011), cartão SUS e/ou documento de identificação oficial.

Lucineide explica que para fazer a dispensação de medicamentos psicotrópicos, além da receita médica válida, será exigido documento de identificação oficial com foto e cartão SUS. Se retirado por terceiro,o mesmo deve apresentar documento de identificação com foto do paciente ou, se o paciente for criança, registro de nascimento.

O horário de funcionamento de todas as unidades é de segunda a sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 17h. O São José só atende no segundo horário, mas está sendo estudado uma ampliação para o período da manhã também.