Compartilhe:
Apenas em junho foram feitos 7.342 atendimentos na Farmácia Básica.
Coordenadoria de Comunicação - 21/07/2022
A descentralização e distribuição de medicamentos gratuitos é um benefício que alguns primaverenses ainda não conhecem.
Segundo a Coordenadora de Assistência Farmacêutica, Lucineide Rocha, a Farmácia Básica localizada na Av. Campo Grande, iniciou sua descentralização em agosto de 2014 com a unidade do Primavera 3, na Rua Guapeva, anexo a Biblioteca Municipal. Em abril de 2019, foi a unidade do São José (ESF-1), na Av. Ângelo Ravanello, 51, e em março de 2020 a do Poncho Verde (ESF-5), na Rua Sanga, (Atrás da UPA).
“A descentralização da Farmácia Básica é uma grande conquista para a população, uma vez que contamos com unidades em pontos estratégicos da cidade, facilitando o acesso a medicamentos e atendimento especializado. Em todas as unidades contam com a presença de farmacêutico em tempo integral, promovendo uso racional de medicamento e orientação ao usuário”, explica Lucineide.
Essa mudança facilita a vida da população, tanto é que apenas em junho aconteceram 7.342 atendimentos.
Foram 3.662 na farmácia central, 1.368 no Pva 3, 1.851 no Poncho Verde e 461 no São José, ou seja, são 3.680 mais de 50% em unidades descentralizadas.
O vice-prefeito Ademir Goes, conheceu de perto a rotina das farmácias. “É muito importante conseguir atender toda a população, anda mais aqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção”.
Ainda segundo ele, novas ideias estão sendo discutidas para melhorar o atendimento.
Farmácia de alto custo
A assistência farmacêutica municipal conta ainda com a dispensação do componente especializado (alto custo) desde 2006, sendo um projeto pioneiro no Estado.
Lucineide ressalta que este atendimento proporciona um grande benefício. O cidadão que precisa de medicamentos que não estão no componente básico, poder utilizar deste cadastramento e protocolo estadual e passa a receber.
“Foi um grande desafio ao município implantar esta descentralização, há mais de uma década, sendo um dos primeiros municípios do Estado a oferecer este serviço de forma descentralizada, vista que os demais municípios o fizeram recentemente e/ou ainda não fizeram”. conclui.
No Componente Especializado (Alto Custo) no mês de junho são registrados 710 pacientes ativos.
Quem pode usar a farmácia e quais os medicamentos oferece?
A entrega ou dispensação de medicamentos é realizada aos munícipes em qualquer unidade de farmácia básica que disponibilizam medicamentos básicos, desde dor, febre aos de tratamentos de hipertensão e diabetes de uso continuo, dentre outras patologias.
Para fazer a retirada é necessário apresentação da receita original, receita exclusivamente do SUS (segundo decreto federal 7508/2011), cartão SUS e/ou documento de identificação oficial.
Lucineide explica que para fazer a dispensação de medicamentos psicotrópicos, além da receita médica válida, será exigido documento de identificação oficial com foto e cartão SUS. Se retirado por terceiro,o mesmo deve apresentar documento de identificação com foto do paciente ou, se o paciente for criança, registro de nascimento.
O horário de funcionamento de todas as unidades é de segunda a sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 17h. O São José só atende no segundo horário, mas está sendo estudado uma ampliação para o período da manhã também.
Veja também:
Prefeitura de Primavera do Leste inaugura garagem e almoxarifado da Secretaria de Educação
Com estoque crítico de sangue tipo O, UCT de Primavera do Leste realiza campanha de doação no sábado (7)
Prazo para inscrição no edital Cultura Viva para Pontos de Cultura encerra na terça-feira (10)
SAMA e parceiros plantam mais de 1200 mudas de árvores na margem do córrego Velha Joana
Natal Encantado 2024 com Deive Leonardo leva mais de 15 mil pessoas à Arena Multieventos
Recital anual da Escola Municipal de Música de Primavera do Leste começa hoje (2)
Programação cultural do fim de semana tem Circuito do Rock, Pôr do Sol com MPB no Lago Municipal e Bailinho
Documentário resgata trajetória da artista plástica Evangeline Alcântara Takeuchi
Meio Ambiente: Secretaria reforça fiscalização e notifica proprietários de terrenos onde há acúmulo de lixo
Abertura do Natal Encantado com Deive Leonardo será na Arena Multieventos, na próxima segunda-feira (2)
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO