Prefeitura Municipal realiza Curso Básico de Vigilância em Saúde Ambiental

Cerca de 50 profissionais participam dos três dias de treinamento.

Coordenadoria de Comunicação - 14/07/2022

Diego Eifler
Prefeitura Municipal realiza Curso Básico de Vigilância em Saúde Ambiental

A prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretária de Saúde e em parceria com Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, realiza o Curso Básico de Vigilância em Saúde Ambiental para cerca de 50 profissionais da área, de 13 a 15 de julho, na UNIC.

De acordo com Clatiane Magalhães, uma das palestrantes, essa capacitação foi feita para atender Primavera com ênfase nas atividades de controle do Aedes Aegyptis, leishmaniose, malária e raiva, sendo pautado em diretrizes e manuais do Ministério da Saúde, normas técnicas que são documentos que norteiam o trabalho e principalmente medidas de controles.

Serão três dias com atividades teóricas e práticas, no período da manhã e da tarde.

Clatiane explica que o treinamento foi baseado na alta rotatividade de Agentes de Combates à Endemias, pelo cenário epidemiológico local, chegada de novas empresas e também pelo convite do município que há anos solicitava o treinamento.

“Esse curso é um marco na saúde pública de Primavera do Leste, em especial para Agentes de Endemia, já tem mais de 12 que não tinha essa capacitação de forma presencial. Estamos caminhando para melhorias, com melhores condições de trabalho e valorização de salário”, explica a  Secretária de Saúde, Laura Leandra.

A Coodernadora do Agentes de Primavera do Leste, Juscilene Rosa está muito feliz com essa capacitação, que esperava há tantos anos.

“É muito importante esse tipo de trabalho para desenvolver competência, conhecer melhor as doenças, gerar uma maior integração entre os colegas e mostra também que a prefeitura tem um grande interesse em melhorar a Saúde em nossa cidade.”

Alexsandro Guimarães, outro palestrante também destaca a necessidade deste tipo de curso.

“A capacitação é um momento que a gestão valoriza o que tem de mais precioso. Eu classifico a equipe técnica do serviço público, não somente da saúde é o cartão de visita da gestão”.

O vice-prefeito, Ademir Goes, esteve presente na UNIC e destaca a relevância desse tipo de ação para o futuro do município.

“Primavera está crescendo, chegando gente todo dia, indústrias instalando e nosso desafio é dar qualidade de vida para todos, para isso, precisamos de cada vez mais pessoas qualificadas para nos ajudar nessa missão, em todos os setores, e esse tipo de curso é crucial para atingirmos nossa meta”.