menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Incentivos e Atrativos: Descubra porque Primavera do Leste não para de crescer

Plano de Incentivo e Fomento a indústria, Lei de Liberdade Econômica e ótima gestão são pilares desse momento único no município.

Coordenadoria de Comunicação - 28/06/2022

Diego Eifler
Incentivos e Atrativos: Descubra porque Primavera do Leste não para de crescer
Primavera Leste conta com 9.298 empresas ativas de comércio, serviço, indústria e agronegócio e a tendência é que nos próximos anos, esses números inflem ainda mais. 
 
Um crescimento tão grande pode gerar curiosidade, afinal porque Primavera está crescendo tanto?
 
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Franklin Rohr, o município passa por um momento sem igual na sua história, no que se refere a verticalização industrial. Com uma das leis de incentivo mais agressiva e abrangente do Estado (Lei 1779/2018).
 
“Nossa cidade tem se notabilizado pela chegada de novas indústrias, tanto é que no momento são 19 na fase de projeto ou construção. Isso tudo se dá pela ótima administração pública, Agricultura que é referência no Estado e país, comércio forte e logística privilegiada”, justifica o secretário.
 
A cidade fica no entroncamento da BR 070 com a MT 130, e muito em breve será contemplada com a chegada da Ferrovia. É ainda Polo de uma região com 11 cidades, referência em Saúde, Educação, Cultura e Lazer com milhares de vagas de empregos esperando para serem preenchidas, atraindo mais pessoas para morarem em uma das melhores cidades de Mato Grosso. 
 
“Tudo isso faz com que a cidade não pare de crescer”, destaca.
 
Investimento e geração de emprego
 
 
Entre as indústrias que estão em fase de construção, destacam a Denardi, uma indústria de módulos pré-fabricados para construção civil no conceito de indústria 4.0 com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões, com a expectativa da criação de mais de 110 empregos diretos e indiretos.
 
Outra empresa se instalando é a Gebon, indústria de sorvete, que irá investir R$ 6 milhões, gerando quase 300 empregos diretos. Além de gigantes com a Usina FS e a Valorem.
 
“O Brasil se crescer muito vai crescer de 0,8% a no máximo 1,2% e Primavera deve passar de 10% a 13% de crescimento, e um aumento de 20 mil pessoas nos próximos 2 anos, tudo isso alavancado pelo processo industrial passado pela cidade, elevando Primavera do Leste como Polo da Região Sul do Estado e isso facilita conseguir trazer grandes redes e lojas”, diz o prefeito Leonardo Bortolin.
 
Novo Distrito Industrial
 
 
Ainda de acordo com o Plano de Incentivo e Fomento a indústria o Distrito Industrial Adivino Castelli está sendo construído com recursos do próprio município.
 
De acordo com Franklin Rohr são 8 empresas em fase de projeto ou construção que irão produzir sorvete, defensivo químico, indústria no ramo de tecelagem entre outras, que vão gerar 1.500 empregos direto. Ainda existe terreno disponível e devem chegar mais três ou quatro negócios.
 
O poder municipal está trabalhando para oferecer toda a infraestrutura necessária para a instalação de novas indústrias e criação de novos empregos.
 
“Um dos segredos do crescimento de Primavera do Leste é uma gestão atuante, com servidores capacitados e integração entre todas as áreas da sociedade, seja com o legislativo, polícias, produtor rural, comércio todos trabalhando juntos, não tem como o projeto de uma Primavera cada mais forte economicamente”, Ademir de Goes.
 
Planejamento para qualificação profissional
 
Ao passo que o número de empresas e indústrias cresce, inevitavelmente muitas novas vagas de emprego surgem, e para conseguir manter bem assistidas as empresas, Primavera do Leste também investe em mão de obra especializada, exemplo disso é o ‘Projeto Qualifica Primavera’.
 
Se trata de uma parceria do Governo de Estado de Mato Grosso, através da Setasc (Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania), junto ao Senai e Senac. O objetivo é preparar os munícipes para o mercado de trabalho.
 
Os cursos oferecidos são avaliados e abertos de acordo com a necessidade do mercado, após um levantamento efetuado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social.

Veja também:

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333