Prefeitura realiza Ciclo de Capacitação para as equipes de Saúde da Família

Objetivo é reorganizar a Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS.

Coordenadoria de Comunicação - 24/06/2022

Prefeitura realiza Ciclo de Capacitação para as equipes de Saúde da Família
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Atenção Primária à Saúde, está desenvolvendo capacitações às equipes de Saúde da Família utilizando a metodologia do projeto PlanificaSUS que, atualmente ocorre nos municípios da regional sul do Estado, 100% dos ACS estão envolvidos nesta capacitação.

A planificação tem por objetivo reorganizar a Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS, através do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).

O projeto está em desenvolvimento desde 2019 e recentemente se expandiu para todas as unidades básicas de saúde do município.

As capacitações iniciaram no dia 22, se encerram no dia 28 e estão na etapa 2: "Território e Gestão de Base Populacional" com teoria e instrumentos práticos que envolvem a organização dos macroprocessos na APS, tais como processo de territorialização, cadastramento das famílias, classificação de risco e vulnerabilidade familiar e identificação das subpopulações-alvo por fator de risco ou condições de saúde serão trabalhados.

O processo de territorialização é direcionado o mapeamento das áreas de abrangência do território, possibilitando identificar áreas de risco, de vulnerabilidade, que podem apresentar oportunidades de promoção de ações para melhoria das condições de saúde da população adscrita. Também é possível identificar potencialidades neste processo, ou seja, os aspectos positivos que o território apresenta.

Estas ferramentas e o trabalho do Agente Comunitário de Saúde nos territórios são importantíssimos para toda rede de saúde. São estes profissionais que trazem as informações do público e apontam suas necessidades.