Primavera do Leste começa a aplicar 4ª dose da vacina contra Covid-19 em pessoas de 40 anos e mais

A 4ª dose da vacina contra a covid-19 será aplicada a partir de 4 meses da última dose tomada

Coordenadoria de Comunicação - 23/06/2022

Diego Eifler

A Prefeitura de Primavera do Leste, a partir desta terça-feira (21), o segundo reforço (quarta dose) da vacina contra a Covid-19 para o público de 40 anos ou mais. A vacina deve ser tomada por todos os que receberam a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

Segundo a prefeitura, o avanço na campanha segue orientação do Ministério da Saúde descrita em Nota Técnica divulgada na segunda-feira (20).

A quarta dose está disponível nos pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e, para ter acesso ao imunizante, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.

Aumento de casos

Nas últimas semanas, os registros aumentaram no número de casos da Covid-19, de acordo com o Painel Covid da Secretaria de Estado de Saúde – SES.  No dia 10 de junho, a média móvel de casos na capital chegou a 2.904 e, nesta semana, ainda está acima de mil novos registros por dia. Nos meses de março e abril, a média móvel chegou a ficar abaixo de 100 casos por dia.

No estado, a taxa de positividade chegou a 30%, mas a requisição de leitos para internação por covid-19 continua em baixa. A média diária está em 22 para UTI e 22 para enfermaria. A taxa de positividade dos testes diagnósticos feitos na cidade chegou a 26% esta semana e no momento há 154 pessoas internadas com covid-19 na capital.

Em Primavera do Leste a taxa de ocupação é de 50%, com 10 leitos disponíveis. Os outros leitos disponíveis estão no Hospital Metropolitano que está com 63,33% de ocupação, ou seja, apenas cinco leitos estão disponíveis, além de seis de retaguarda.