Prefeito Léo Bortolin entrega projeto de lei que garante aumento do piso de agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias

Projeto já foi enviado para a câmara dos vereadores para votação e aprovação

Coordenadoria de Comunicação - 22/06/2022

Um Projeto de Lei protocolado pelo Prefeito Municipal Leonardo Bortolin e Vice Ademir Góes, junto com a Câmara de Vereadores para a antecipação da implantação do piso salarial das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Caso seja aprovado o piso passará a ser de R$ 2.424,00 (Dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais).

“Conseguimos entregar nas mãos da Vereadora Karla da Saúde, representando a câmara municipal, esse projeto que passa a instituir o piso salarial nacional da classe das ACS e ACE. A partir de agora, mesmo ainda sem receber o Recurso da União, a Prefeitura antecipa essa decisão e passa a custear o piso com recursos próprios da para essa classe tão merecedoura”, justifica o prefeito, Leonardo Bortolin.

Demanda histórica da categoria, a definição de um piso nacional das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) está há mais de uma década com discussões travadas tanto na Câmara dos Deputados como no Senado.

O assunto volta à pauta de discussão, principalmente motivado pelos recentes avanços do piso nacional e agora sendo levado a votação na câmara dos vereadores.

“Depois de anos de luta, hoje conseguimos firmar esse piso salarial para essa classe tão merecedora. Com o recurso do município nós antecipamos esse salário, para esse pessoal que sempre fez a diferença na nossa cidade”, diz o vice Ademir Góes.

“É um ganho para nossas ACS e ACE do nosso município. Esse piso salarial que vem aí com uma grande conquista para elas, com aprovação no Senado, na Câmara dos Deputados Federais e agora na nossa Câmara Municipal. E eu conto com o apoio dos nossos 15 vereadores para aprovar esse projeto com unanimidade.”

O documento já foi enviado para a câmara dos vereadores, onde entrará em votação para a sua aprovação.