Prefeitura investe R$ 198 mil em ampliação e compra de equipamentos para o Laboratório Municipal

Os exames podem dobrar o atendimento dos pacientes

Coordenadoria de Comunicação - 13/06/2022

O Laboratório Municipal de análises clínicas Golda Ruppel Bersch de Primavera do Leste agora opera com um novo equipamento de alta tecnologia. Foi feito processo licitatório para aquisição dos insumos e reagentes no valor de aproximadamente R$ 198.800,00.

É o Cobas  411, um aparelho automatizado para a realização de dois exames de coagulação sanguínea que foi doado por empresários do município durante a pandemia da COVID-19.

De acordo com a Secretária de Saúde interina, Laura Leandra, algumas das principais vantagens desse aparelho é a redução de custos mensais e o aumento da capacidade de produção, ampliando o número de pacientes atendidos.

Também fomos contemplado com Analisador automatizado Cobas Integra 400-Roche, receberam um analisador bioquímico automatizado que irá realizar em torno de 23 exames sendo: colesterol, triglicérides, glicose, creatinina, uréia, tgo, tgp, hemoglobina glicada etc.

Para o Prefeito Leonardo Bortolin, os novos equipamentos são um grande investimento para a população. “Saúde não é gasto, é investimento. Hoje graças a Deus temos vacina, leitos de UTI, mas foi o maior obstáculo das últimas décadas para que hoje tenhamos uma saúde de qualidade e bem equipada.”

Está instalado no Laboratório Municipal Golda Ruppel Bersch que executa os exames dos pacientes atendidos nas unidades (14 ESF unidades e 2 UBS) e especializadas (CAPS, CEMOC, Clínica da Mulher, CTA, CEO) do município.

Antes da chegada deste novo aparelho as unidades utilizavam um equipamento semi automático que eram antigos, que demandava maior tempo de emissão dos resultados e com menos precisão. Já o novo aparelho apresenta uma margem de erro menor, fazendo com que o resultado seja mais rápido e preciso.

A coordenadora e bioquímica, Renata Pires Ferreira, afirma o grande avanço para a saúde de Primavera. "Isso mostra o compromisso da gestão com a saúde da população de Primavera do Leste, e mais investimentos continuam sendo realizados com o objetivo de cada vez mais poder atender toda a população da melhor maneira possível".