Escolas estão fazendo a verificação da situação vacinal dos alunos

A vacinação não é impositiva, caso o pai ou responsável não autorize, a mesma não é administrada, respeitando o direito do cidadão.

Coordenadoria de Comunicação - 30/05/2022

Escolas estão fazendo a verificação da situação vacinal dos alunos
Devido a baixa cobertura vacinal de vacinas contra Influenza, sarampo e outras tanto em Primavera do Leste quanto em todo o Brasil, foi reavaliada a estratégia referente à vacinação: foram dispostas equipes para atualizar as vacinas nas escolas se os pais/ou responsáveis pelos alunos assim desejarem.

Dessa forma as escolas e unidades de saúde, encaminham “comunicados” aos pais solicitando que levem as cadernetas dos filhos e se, pais/responsáveis, a equipe de saúde pode administrar a vacina.

Ainda foi oportunizada a vacinação no horário de saída das escolas, apenas com a presença dos pais.

A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza e Sarampo vai até o dia 3 de junho e a cobertura vacinal de crianças e professores ainda é baixa (Influenza: 45,9% de crianças e 23,2% de professores. Sarampo: 43,7% de crianças), validando ainda mais a necessidade de estratégias que oportunizem a vacinação destes grupo.

Porque a vacinação é na escola?

O município de Primavera do Leste é participante do PSE (Programa Saúde na Escola) junto ao Ministério da Saúde e Educação, desde a sua formulação.

A ação de verificação da situação vacinal no PSE deve ser realizada pelo menos duas vezes ao ano nos primeiros três anos de vida e uma vez ao ano para as demais faixas etárias.

A comunidade escolar é considerada um grupo essencial para a imunização, necessitando de um ambiente escolar saudável para desenvolver suas atividades, uma vez que as pessoas estão continuamente expostas a um maior risco de adquirir doenças infecciosas, bem como de transmiti-las para aquelas de convivência contínua, requerendo a adoção de ações de mobilização e sensibilização sobre a importância das medidas preventivas em saúde e dos seus benefícios.