Imposto de renda pode ser destinado para projetos de assistência social

Coordenadoria de Comunicação - 05/04/2022

Imposto de renda pode ser destinado para projetos de assistência social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) informa que é possível destinar parte do imposto de renda devido para projetos de assistência social.

Desde 2013, aconteceu uma adequação no programa destinado para a Receita Federal, e com isso, se tornou mais fácil fazer essa doação, sendo adicionada essa alternativa no próprio processo do sistema. Desta forma, ficou mais claro compreender a quantia possível de ser deduzido do imposto devido e formalizar a contribuição.

No preenchimento da ficha, é possível destinar até 3% para caridade, como para o fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Idosos e outros projetos sociais. É preciso escolher qual será e a quantia. Há ainda a possibilidade de destinar a doação na esfera de atuação nacional, estadual ou municipal.

A declaração do IR deve ser feita até 29 de abril. A estimativa da Receita Federal é que seja arrecadado cerca de R$34,1 milhões apenas neste ano.

Para fazer a declaração o cidadão pode procurar um contador da sua confiança, baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda ou através do site.